Conheça os truques caseiros para tirar as manchas de graxa das roupas mais rápido

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 6 de julho de 2024 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Dentre as dicas caseiras, há um tratamento com bicarbonato de sódio antes da lavagem que pode ajudar a soltar a mancha das fibras

Você já se deparou com a frustração de encontrar uma mancha de graxa de sapato em uma peça de roupa favorita? A boa notícia é que há métodos eficazes para remover essas manchas de graxa, garantindo que suas roupas voltem a parecer novas.

A graxa, uma substância oleosa e pegajosa utilizada em múltiplas aplicações mecânicas e industriais, possui características que a tornam um verdadeiro desafio quando entra em contato com tecidos.

Devido à sua composição viscosa, a graxa penetra rapidamente nas fibras, quer sejam naturais ou sintéticas, e forma uma ligação resistente que dificulta a remoção.

Quando a graxa toca a superfície de um tecido, suas propriedades oleosas permitem que ela se infiltre rapidamente. Este processo é facilitado pela sua afinidade com materiais fibrosos, que absorvem a substância quase instantaneamente.

Absorção

Essa absorção rápida é exacerbada em tecidos naturais, como algodão e linho, que possuem uma estrutura de fibra mais porosa em comparação com fibras sintéticas como poliéster e nylon.

Uma vez que a graxa se mistura com as fibras do tecido, cria-se uma ligação química que torna a mancha resistente à simples lavagem com água e sabão.

Além disso, a natureza pegajosa da graxa contribui ainda mais para a aderência, fazendo com que a mancha se espalhe se não for tratada imediatamente.

Também, a temperatura ambiente pode influenciar a intensidade da mancha. Em ambientes mais quentes, a graxa tende a se liquefazer, aumentando sua capacidade de penetração nas fibras.

Como tirar manchas de graxa das roupas

1º passo

Para começar, é essencial lidar com a mancha de maneira cuidadosa para evitar espalhá-la ainda mais. Para isso, utilize uma colher para remover qualquer excesso de graxa do tecido. Então, isso evita o contato direto com as mãos e minimiza o risco de transferir a graxa para outras áreas.

2º passo

Antes de qualquer tratamento, faça um teste de solidez da cor em uma área discreta da roupa para prevenir desbotamentos ou manchas adicionais. Dessa forma, umedeça a área afetada com água borrifada de um frasco de spray e aplique um removedor de manchas diretamente sobre a graxa.

Utilizando uma escova de cerdas macias, esfregue cuidadosamente de fora para dentro, concentrando-se em desalojar a graxa das fibras do tecido.

3º passo

Então, deixe a roupa repousar por 15 minutos com o removedor de manchas atuando e, em seguida, lave com água quente para dissolver completamente a graxa. Prossiga lavando a peça na máquina com um detergente potente.

4º passo

Porém, nem sempre após essas etapas a mancha desaparece. Então, se a mancha persistir após a lavagem, trate-a com alvejante à base de oxigênio, diluído em água fria, e deixe a roupa de molho. Verifique após 8 horas; se necessário, repita o processo até a mancha desaparecer completamente.

Diferentes graxas

Vale ressaltar que há uma diferença entre as manchas de graxa. Por exemplo, para manchas de graxa líquida, que geralmente são menos gordurosas, aplique detergente líquido concentrado e enxágue a área com água corrente.

Além disso, um tratamento com bicarbonato de sódio antes da lavagem pode ajudar a soltar a mancha das fibras. Lave normalmente e, se necessário, repita a operação.

Com esses passos, você terá uma estratégia robusta para lidar com as indesejadas manchas de graxa de sapato, restaurando suas roupas sem a necessidade de recorrer a tinturarias.

Ou seja, agora você já não precisa se livrar daquela peça que tanto gosta, mas que acabou manchando sem querer.

Segundo o portal Mundo em Revista, nunca é ruim economizar um pouco mais. E aí, está preparado(a) para aplicar esses truques?


+ Casa e Decoração