compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Além de ser um ás na manga de qualquer cozinheira, a omelete perfeita é fácil de ser preparada
Pode parecer uma receita super simples, porém fazer a omelete perfeita é sim uma verdadeira arte.
Alcançar a textura cremosa por dentro e lisa por fora e sem queimar, é sem duvida alguma um grande desafio, conforme explica um artigo publicado no site do “Estadão”.
O chef Paulo Shin revelou ao jornal os seus segredos para obter perfeição, afirmando que 90% do processo consiste em ter o ovo e a panela certos. O ovo deve ser caseiro e, de preferência, fresco.
Relativamente à frigideira, esta deve ser totalmente antiaderente. Já como utensílios, o chef conta que usa simplesmente uma colher de pau ou espátula.
Preparação
1. Parta os ovos numa tigela, acrescente o leite e o sal e mexa, com um garfo, para homogeneizara mistura.
2. Pré-aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio-baixo. Adicione a manteiga, aguarde até que derreta um pouco, mexendo para não queimar.
3. Acrescente os ovos batidos e misture à manteiga derretida. Não pare de mexer, sempre raspando o fundo e as laterais da frigideira. Ao mesmo tempo que mexe a colher com uma mão em movimentos circulares, mexa em pequenos círculos a frigideira, para que o ovo não fique parado e não coagule antes de atingir o ponto certo.
4. Assim que o ovo começar a ganhar textura e consiga ver o fundo ao raspar a frigideira, já esta na hora de começar a fechar a omelete. (Dependendo da altura da chama, tal pode demorar entre dois a cinco minutos)
5. Dê uma pequena batida no fundo da frigideira, afastando-a momentaneamente da chama do fogão, para ‘arrumar’ e alisar a parte de baixo da omelete.
6. Coloque novamente ao fogo e comece a bater com o pulso a alça da frigideira inclinada, para a omelete escorregar para um dos cantos. Com ajuda da colher de pau ou da espátula, feche o outro lado da omelete que começa a sair da frigideira, batendo de uma lado e fechando com a outra mão o outro lado.
7. Quando a omelete se fechar como uma envelope, desligue o lume e, como se desenformasse um bolo ou pudim, tampe com um prato a frigideira e vire no prato.