O grande volume de vídeos sobre o assunto levou a equipe da Yell a explorar os clipes mais populares do site de mídia social para compilar uma lista das principais dicas e truques sobre a melhor forma de organizar sua casa.
Duas das dicas mais úteis envolvem o uso de regras para decidir o que pode permanecer e o que pode ser descartado.
O sistema em questão
Um dos vídeos mais apreciados é do Joshua Becker, criador do Becoming Minimalist, que incentiva a doar, reciclar e remover itens desnecessários.
Chamado Desafio 12-12-12, a ideia é que você localize apenas um número selecionado de itens por vez, encontrando 12 itens para doar, depois 12 para jogar fora ou reciclar e 12 para colocar em seus devidos lugares em sua casa.
Ao continuar com esse processo, a desordem logo será enormemente reduzida. Em seu site ele indica a “Repetir se desejar”.
“Isso transforma a organização em um jogo com metas alcançáveis que podem ser alcançadas em questão de minutos, evitando sobrecarga ou esgotamento da organização”, diz Joshua Becker.
Segundo ele, “o desafio também incentiva a tomada rápida de decisões, evitando que fiquemos presos na hora de organizar itens sentimentais . Definir um cronômetro enquanto você completa o desafio aumentará o senso de urgência e parecerá muito mais administrável – afinal, limpar suas coisas é física e mentalmente cansativo”.
Apego
De acordo com o Mirror, um problema comum que muitas pessoas enfrentam é a necessidade percebida de se apegar a muitos itens – os chamados “itens por precaução”. Ao lutar para tomar decisões de organização, a regra 20/20 torna-se muito útil.
Com essa regra, você se faz duas perguntas: este item pode ser substituído por £20 (cerca de R$ 125) ou menos? Posso substituir este item em 20 minutos ou menos? Se a resposta for sim para ambas as perguntas, é hora de remover o item.
Se a resposta for sim para apenas uma delas, talvez seja necessário considerar se o item é facilmente substituível e se você tem espaço para guardá-lo.
Outra dica importante é começar aos poucos e eliminar a desordem se você tiver uma grande pilha para lidar, o que garantirá que você não fique sobrecarregado e ainda verá a pilha diminuir.
Lista de organização
Você também deve criar uma lista de organização que lhe permitirá planejar e mapear tudo o que deseja realizar dentro de um determinado período de tempo, evitando assim sentir que é uma tarefa impossível. Uma sugestão útil é fazer uma lista para cada cômodo da sua casa e, em seguida, abordar um cômodo de cada vez.
Reveja tudo o que você possui, desde móveis até roupas nas gavetas, e pergunte a si mesmo se eles te trazem felicidade ou servem a um propósito.
Segundo o portal da
revista Crescer, se um item não foi usado nos últimos seis meses, provavelmente é hora de considerar se desfazer dele. Para facilitar as coisas, também é uma boa ideia examinar os itens que estão à sua frente antes de começar a lidar com armários e outras áreas de armazenamento lotadas.
Aprenda a identificar a desordem ao limpar sua casa ao longo do ano. Isso pode se aplicar a qualquer item, inclusive presentes de Natal indesejados que ainda possam estar por aí. A desordem pode sair de controle devido a maus hábitos ou até mesmo culpa, então seja implacável com coisas que agora parecem não ter propósito.