Conheça a regra 12-12-12 que ajuda a manter a casa sempre arrumada o ano inteiro

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 12 de fevereiro de 2024 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O desafio criado por Joshua Becker, criador do Becoming Minimalist, incentiva a doar, reciclar e remover itens desnecessários

O ano passou e, devido a tantos compromissos e eventos em dezembro, você não conseguiu fazer aquela faxina e renovar a casa.

A garagem está superlotada e os armários estão cheios de coisas que antes eram consideradas úteis, mas que agora  se tornaram lixo?

Janeiro pode ser um bom momento para se livrar do que não serve mais e começar o ano sem acúmulos e com mais organização. Uma casa arrumada e com tudo no lugar facilita a vida, especialmente para quem tem crianças em casa e não tem tempo para perder procurando algo.

Pesquisa sobre arrumação

Segundo uma pesquisa da Yell, divulgada pelo tabloide britânico Mirror, os residentes dos EUA alcançaram o pico de pesquisas sobre organização no primeiro mês do ano, com 53.469 pesquisas, em comparação com uma média mensal de 37.000 durante o restante do ano.

O TikTok é um ótimo lugar para encontrar dicas e truques que você talvez não tenha considerado, com mais de 165.000 postagens contendo as hashtags “#Decluttering” (organização) e “#Declutter” (organizar).

O grande volume de vídeos sobre o assunto levou a equipe da Yell a explorar os clipes mais populares do site de mídia social para compilar uma lista das principais dicas e truques sobre a melhor forma de organizar sua casa.

Duas das dicas mais úteis envolvem o uso de regras para decidir o que pode permanecer e o que pode ser descartado.

O sistema em questão

Um dos vídeos mais apreciados é do Joshua Becker, criador do Becoming Minimalist, que incentiva a doar, reciclar e remover itens desnecessários.

Chamado Desafio 12-12-12, a ideia é que você localize apenas um número selecionado de itens por vez, encontrando 12 itens para doar, depois 12 para jogar fora ou reciclar e 12 para colocar em seus devidos lugares em sua casa.

Ao continuar com esse processo, a desordem logo será enormemente reduzida. Em seu site ele indica a “Repetir se desejar”.

“Isso transforma a organização em um jogo com metas alcançáveis ​​que podem ser alcançadas em questão de minutos, evitando sobrecarga ou esgotamento da organização”, diz Joshua Becker.

Segundo ele, “o desafio também incentiva a tomada rápida de decisões, evitando que fiquemos presos na hora de organizar itens sentimentais . Definir um cronômetro enquanto você completa o desafio aumentará o senso de urgência e parecerá muito mais administrável – afinal, limpar suas coisas é física e mentalmente cansativo”.

Apego

De acordo com o Mirror, um problema comum que muitas pessoas enfrentam é a necessidade percebida de se apegar a muitos itens – os chamados “itens por precaução”. Ao lutar para tomar decisões de organização, a regra 20/20 torna-se muito útil.

Com essa regra, você se faz duas perguntas: este item pode ser substituído por £20 (cerca de R$ 125) ou menos? Posso substituir este item em 20 minutos ou menos? Se a resposta for sim para ambas as perguntas, é hora de remover o item.

Se a resposta for sim para apenas uma delas, talvez seja necessário considerar se o item é facilmente substituível e se você tem espaço para guardá-lo.

Outra dica importante é começar aos poucos e eliminar a desordem se você tiver uma grande pilha para lidar, o que garantirá que você não fique sobrecarregado e ainda verá a pilha diminuir.

Lista de organização

Você também deve criar uma lista de organização que lhe permitirá planejar e mapear tudo o que deseja realizar dentro de um determinado período de tempo, evitando assim sentir que é uma tarefa impossível. Uma sugestão útil é fazer uma lista para cada cômodo da sua casa e, em seguida, abordar um cômodo de cada vez.

Aprenda a identificar a desordem ao limpar sua casa ao longo do ano. Isso pode se aplicar a qualquer item, inclusive presentes de Natal indesejados que ainda possam estar por aí. A desordem pode sair de controle devido a maus hábitos ou até mesmo culpa, então seja implacável com coisas que agora parecem não ter propósito.


+ Casa e Decoração