compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
A vantagem na prática de hidroginástica é a redução de impacto nas articulações das pernas, da coluna e dos quadris
Você conhece os benefícios da hidroginástica? Como o próprio nome já diz, a técnica consiste em nada mais do que uma atividade feita dentro da água, que pode ser praticada por crianças, adultos, gestantes, idosos e portadores de necessidades especiais.
Nela, são realizados exercícios tanto aeróbicos quanto de força. A vantagem é a redução de impacto nas articulações das pernas, da coluna e dos quadris, além de muitos outros fatores que promovem a saúde e a qualidade de vida.
Sabendo disso, preparamos um conteúdo especial, com os principais benefícios da hidroginástica para que você possa incluí-la em sua rotina o mais rápido possível. Quer ver quais são? Então, continue a leitura!
01. Incentiva o bom funcionamento da circulação
Um dos principais benefícios da hidroginástica é potencializar a contração muscular e fazer com que o coração funcione de uma maneira muito mais eficaz. Com isso, há uma melhora na circulação sanguínea de todo o corpo.
02. Promove o emagrecimento
Por ser uma atividade física que promove a queima calórica, a hidroginástica também ajuda a emagrecer. Mas, para que isso aconteça, é preciso manter uma alimentação equilibrada e outros hábitos saudáveis, como não exagerar na bebida alcoólica, evitar o cigarro e ter boas noites de sono.
Para queimar uma quantidade maior de calorias e fortalecer ainda mais os músculos e as articulações, os movimentos realizados durante a aula de hidroginástica devem ser fortes e acompanhados por pequenos equipamentos de piscina. Os flutuadores, por exemplo, podem ser usados nas pernas ou nos braços.
03. Possibilita a prática universal
Como já foi citado, a hidroginástica é uma atividade física que pode ser praticada por qualquer pessoa. O exercício é recomendado a bebês, crianças, adultos, idosos ou gestantes, sendo uma ótima opção de fisioterapia para pessoas com necessidades especiais.
As pessoas da terceira idade, que têm mais fraqueza em todos os membros, devem adotar a hidroginástica como principal exercício para fortalecer os ossos, os músculos e as articulações. Além disso, as atividades em grupo ajudam a melhorar a saúde mental do idoso, combatendo a tristeza, a solidão e a depressão.
04. Auxilia na recuperação de cirurgias e lesões
A hidroginástica também é uma alternativa para pessoas que precisam começar ou até voltar a praticar uma atividade física após passarem por cirurgias ou traumas físicos, como um membro torcido ou quebrado. Em muitos casos, a prática produz mais efeito do que a fisioterapia comum e pode até ser utilizada como complemento do tratamento.
05. Fortalece o sistema cardiovascular
Outro dos principais benefícios da hidroginástica é trabalhar a respiração e a frequência cardíaca do praticante. A intensidade vai depender das séries e dos tipos de exercícios praticados, mas eles sempre promoverão um bom resultado para o fortalecimento do coração e dos pulmões.
06. Tonifica a musculatura
Não é preciso praticar um esporte pesado e que exija agilidade para tonificar os músculos. Muito pelo contrário: por facilitar o processo de enrijecimento, a hidroginástica é uma excelente atividade para portadores de distrofia muscular, pois fortalece os músculos tanto das pessoas que têm pouca resistência fora da água quanto de quem quer melhorar o resultado de dietas.
07. Proporciona a sociabilidade
Além dos benefícios fisiológicos, a hidroginástica proporciona ganhos mentais e emocionais a todos os praticantes. Por se tratar de uma modalidade feita geralmente em grupos, são promovidos o bem-estar, a sociabilidade e a diminuição do estresse emocional. Não é demais?
08. Ameniza os efeitos da menopausa e da andropausa
Homens e mulheres a partir dos 40 anos também podem desfrutar das vantagens da hidroginástica para reduzir os desagradáveis efeitos provocados pela andropausa e pela menopausa. Ondas de calor, mudanças de humor repentinas e a redução da produção de cálcio (essencial para a formação e manutenção dos ossos) são alguns exemplos.
09. Favorece o relaxamento
A hidroginástica também é uma excelente opção para quem gosta de praticar uma atividade física mais tranquila. Diferentemente da natação, que exige mais do corpo e do ambiente da academia (muito mais ativo e movimentado), essa técnica acalma a mente, equilibra a respiração e promove um intenso relaxamento.
10. Alivia os sintomas de doenças crônicas
Praticantes com inflamações nas articulações e fibromialgia podem ser muito beneficiados com a prática da hidroginástica. Além de terem a oportunidade de realizar um exercício com 80% a menos de peso corporal, essas pessoas podem obter uma melhora significativa dos sintomas, reduzindo o mal-estar causado pela doença.
O impacto reduzido da ginástica feita na água também favorece a densidade mineral óssea, ajudando em tratamentos de osteoporose. Além disso, essa técnica costuma ser muito indicada por cardiologistas para quem tem pressão alta e outros problemas cardíacos, justamente por aumentar o retorno venoso do sangue.
11. Melhora problemas de coluna
A hidroginástica pode ser uma excelente atividade para quem tem problemas de coluna, prevenindo e reduzindo dores lombares ou cervicais decorrentes de má postura, sedentarismo e sono desregulado. Por melhorar a força e tonificar os grandes grupos musculares, a prática também gera uma melhor flexibilidade das articulações, resultando na diminuição das dores lombares.
Muitos exercícios de musculação e esportes mais pesados são proibidos para quem tem hérnia de disco. Por isso, a hidroginástica é uma ótima opção inclusive para quem sofre desse mal.
Se o objetivo é conseguir resultados mais eficazes para a região das costas, as aulas devem ser feitas pelo menos três vezes por semana. O nível da água da piscina precisa ficar aproximadamente na altura dos ombros, possibilitando a diminuição do impacto muscular e articular.
Esses são os principais benefícios da hidroginástica. Como vimos, trata-se de uma técnica que não tem muitas contraindicações e pode ser adotada por qualquer pessoa, sem restrições de doenças ou faixa etária. No entanto, para a maior segurança do praticante, recomenda-se contar com o apoio de um profissional para evitar problemas com esse exercício e praticá-lo da maneira mais correta possível.