Confusão na Secretaria agrava falta de vagas em creches de Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 18 de janeiro de 2019 às 07:40
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:19
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Parcerias diminuíram e a falta de vagas em creches continua grave

A principal reclamação dos pais de crianças em idade pré-escolar, que devem ingressar em creches em Franca é sobre a falta de informação sobre como proceder e quais serão ou não atendidas. 

Estima-se que (estima-se, pois a Prefeitura não é clara sobre a deficiência que ela própria não consegue dimensionar, muito menos resolver) a deficiência de vagas seja acima de 2 mil.

Recentemente, o Promotor da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Franca, Augusto Rezende de Arruda Neto, aconselhou o prefeito a, antes de pensar em Faculdade Municipal (mais uma das muitas promessas feitas sem planejamento), resolvesse a falta de vagas em creches na cidade. 

A falta de credibilidade da administração também afastou uma solução que as administrações anteriores encontravam, na parceria com entidades assistenciais que tocavam as unidades, mediante subvenções da Prefeitura. 

Hoje as entidades não se aventuram mais a fazer parcerias com a Prefeitura pois, aquelas que fazem, sofrem com os atrasos constantes dos repasses que a administração do Prefeito Gilson de Souza deveria, por contrato, fazer dentro dos prazos estabelecidos 

As aulas nas creches de Franca começam no dia 30 de janeiro, porém mais de duas mil crianças aguardam na fila por uma vaga. 

A expectativa da Prefeitura é de abertura de 1.128 novas vagas em creches até fim deste ano, atendendo um total de 8.684 crianças com até três anos de idade.

Na cidade, a principal reclamação dos pais é sobre a falta de informação. 

A professora Daiane Rezende disse que fez a inscrição em uma creche da cidade em setembro, porém a lista de crianças aprovadas ainda não foi divulgada.

“Era para sair a lista na terça-feira [15], mas ainda não saiu. Eu não consigo falar na secretaria da educação, fui até lá, já liguei na prefeitura e eles não atendem nem por telefone, nem pessoalmente”, diz.

De acordo com o coordenador de planejamento e gestão da Secretaria Municipal de Educação, Thiago Granzote, existe uma central de vagas dentro da secretaria voltada apara atender pais e familiares com dúvidas em relação a vagas, matrículas e inscrições.

“Temos a central de vagas que pode ser acionada pelo telefone 3711 9246 e pessoalmente no prédio da secretaria que funciona das 7h às 17h. Estamos à disposição para dar qualquer informação aos pais em relação as nossas creches. Nossa previsão é que a lista com os aprovados saia na semana que vem”, explica.


+ Educação