compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Motoristas das categorias A e B não precisam se preocupar, porque o processo de renovar a carteira continua igual nesse caso
Os motoristas que já possuem a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sabem que muitas novidades estão acontecendo nos últimos anos. Por isso é importante sempre estar atento para o que deve ser feito para se manter regular.
Fique por dentro para entender também qual é a alteração que pode afetar milhares de motoristas no Brasil todo nos próximos meses. Entenda e saiba exatamente o que mudou de acordo com as novas definições. Não perca o seu documento.
Muitos motoristas estão sabendo que houveram mudanças confirmadas sobre as carteiras, mas não sabem o que acontece exatamente.
Modalidades
O que mais chamou a atenção foi o veto que altera a obtenção e renovação da Carteira de Habilitação para algumas modalidades.
O que mudou na renovação da CNH é a exigência de exame toxicológico para manter o documento. Ou seja, não era mais obrigatório esse exame e isso mudou.
Agora o ponto importante é o seguinte: a obrigatoriedade do toxicológico para renovação da CNH afeta apenas as categorias C, D e E.
Psicoativas
A partir de agora a análise laboratorial voltou a ser obrigatória. O objetivo é justamente garantir a verificação de substâncias psicoativas no organismo dos motoristas.
Evidentemente, a intenção é garantir uma maior segurança nas estradas e evitar que motoristas que abusam de drogas ilícitas e medicamentos sigam dirigindo.
Isso quer dizer que os motoristas das categorias A e B não precisam se preocupar. Isto é, o processo de renovar a carteira continua igual nesse caso.
O passo a passo para renovar a CNH em 2023 segue simples
Verifique qual é a data de validade do seu documento: caso tenha passado da data, vá procurar uma unidade do Departamento de Trânsito (Detran) da sua região;
Agora é importante ter em mãos o documento antigo, mas também um documento de identificação com foto (em algumas regiões solicita-se também o comprovante de residência);
O próximo passo é ir até uma unidade do Detran para fazer o agendamento do seu atendimento. No Estado de São Paulo, todo procedimento pode ser feito pela Internet.
Pela internet, agende o exame médico. A taxa pode ser paga no momento do exame.
Aprovado no exame oftalmológico, basta pagar a taxa de renovação e o documento chega no seu celular e na sua casa.