Os cuidados começam logo na instalação correta do aparelho. Segundo Juçara Monaco, personal organizer especialista em treinamento de limpeza e elaboração de rotinas, é preciso se certificar de que a máquina esteja nivelada e bem apoiada no piso para evitar vibrações excessivas durante o ciclo de lavagem, o que pode desgastar os componentes internos.
Quantidade de roupas
“Um pouquinho a mais pode dar ruim se feito sempre”, é o que costuma falar em seus conteúdos a home expert Flávia Ferrari.
Ela explica que sobrecarregar a máquina pode não só comprometer o desempenho da lavagem, mas também colocar pressão extra nos componentes internos.
“Respeite a capacidade indicada pelo fabricante para ter os melhores resultados e preservar o funcionamento do equipamento”, sugere.
Limpeza da máquina
Segundo Flávia, a limpeza periódica da máquina é essencial para garantir seu bom funcionamento e evitar odores desagradáveis e acúmulo de resíduos de sujeira, mofo e bactérias, que podem se transferir para as roupas.
“Recomendo realizar uma limpeza completa a cada dois meses, usando produtos específicos ou vinagre de álcool. Além disso, é preciso limpar também o filtro e a gaveta de sabão regularmente”, diz a home expert. Não se esqueça de seguir as recomendações do fabricante nesses processos.
Checagem de zíperes e bolsos
Antes de colocar as roupas na máquina, as profissionais alertam para a importância de checar se há objetos como moedas, chaves ou qualquer peça que possa danificar o tambor ou obstruir o sistema de drenagem. “Zíperes fechados e bolsos vazios ajudam a prevenir acidentes indesejados”, diz Flávia.
Cuidado com temporais e desligamentos bruscos de energia
Esse tipo de situação pode ocorrer a qualquer momento, por isso, é preciso estar ligado na previsão do tempo. Isso porque tempestades e quedas de energia repentinas podem prejudicar os circuitos elétricos da máquina de lavar.
A dica de Flávia vale para outros aparelhos também: tire da tomada durante tempestades para evitar danos.
Juçara acrescenta que utilizar um dispositivo de proteção elétrica pode preservar o equipamento contra picos de energia durante tempestades. “Sempre que possível, evite interromper o ciclo de lavagem abruptamente”, avisa.
Manutenção periódica
Quando tudo está bem, geralmente, esquecemos da manutenção regular que qualquer equipamento necessita.
Flávia comenta ser preciso verificar mangueiras e conexões de água e realizar inspeções visuais periódicas para identificar qualquer sinal de desgaste ou vazamento, além de fazer uma limpeza mais meticulosa dos componentes internos.
Outros itens importantes
Evite usar em excesso sabões e amaciantes, pois isso pode deixar resíduos que causam odores desagradáveis e danificam a máquina a longo prazo. Consulte as orientações do fabricante.
Mantenha a área ao redor da máquina limpa e seca para prevenir a formação de mofo e bolor.
Segundo a revista Casa e Jardim, se a máquina não estiver em uso por um longo período, como nas férias, desligue o fornecimento de água para evitar vazamentos inesperados.