compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Elas podem ser produzidas por você em diversos momentos do dia, quando está praticando algum exercício ou estabelecendo metas
Quatro substâncias estão ligadas à felicidade e você pode aumentar a sua produção, de acordo com a ciência. Elas são a serotonina, dopamina, endorfina e oxitocina e funcionam de maneiras diferentes no corpo de cada um.
Enquanto as duas primeiras são neurotransmissores, as últimas são hormônios, apesar da confusão que se faz entre elas. A reportagem é da revista IstoÉ Dinheiro.
Elas podem ser produzidas por você em diversos momentos do dia, quando está praticando algum exercício, estabelecendo metas para tarefas e até mesmo enquanto olha suas redes sociais.
Confira o que cada uma faz com o que cérebro e como produzi-las.
Serotonina
A serotonina é um neurotransmissor que, além de desempenhar um papel importante no humor, ainda atua regulando níveis de depressão e ansiedade e é muito importante em outras funções do corpo como digestão, sono e saúde óssea.
Uma boa forma de produzir serotonina é realizando atividades físicas, mas sempre fique atento com momentos do seu dia em que pessoas estão jogando a sua autoestima para baixo. Isso pode prejudicar a sua produção.
Dopamina
Esse tipo de neurotransmissor trabalha associado a sentimentos de motivação e recompensa. Em níveis baixos ela pode fazer com que você perca a empolgação em atividades que geralmente sentia prazer em realizar.
Você pode aumentar a dopamina com hábitos como tomar café, comer açúcar, pedir aquele fast food no delivery ou passar algum tempo nas redes sociais. Mas também pode sentir esse sentimento de recompensa de outras formas.
“Abrace um novo objetivo e dê pequenos passos em direção a ele todos os dias. Seu cérebro o recompensará com dopamina cada vez que você der um passo. A repetição construirá um novo caminho de dopamina até que seja grande o suficiente para competir com o hábito de dopamina que você está melhor sem”, diz Loretta Breuning, que é fundadora do Instituto do Mamífero Interior e autora do livro “Habits of a Happy Brain” (Hábitos de um cérebro feliz).
Endorfina
Você provavelmente já deve ter ouvido falar desse hormônio, que é liberado principalmente após o término de uma atividade física. Ele também é uma espécie de analgésico natural, que minimiza a dor e maximiza o prazer.
Além da malhação, você pode aumentar seu nível de endorfina rindo, assistindo um programa divertido na TV ou meditando.
Oxitocina
Último hormônio ligado à felicidade, a oxitocina está relacionada com a maneira como as pessoas se relacionam e confiam umas nas outras.
Além de contatos físicos como beijo, abraço e o sexo, a substância também é liberada para o cérebro quando você se conecta emocionalmente com sua família, namorado ou amigos. Ter um animal de estimação também pode ajudar na liberação desse hormônio para o cérebro.