Confira 3 chás naturais que ajudam a eliminar gases e melhoram a digestão

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 4 de novembro de 2024 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Naturais, esses três chás são perfeitos para quem está com gases em excesso, o que pode gerar dor e incômodo

Alguns chás são a maneira natural de acabar com a dor e desconforto dos gases e melhorar a digestão – foto Freepik

 

Apesar do constrangimento, soltar gases é um processo natural do organismo. Por dia, é estimado que o trato gastrointestinal elimine, em média, de 600 ml a 700 ml de gás.

A quantidade de gases liberados, no entanto, depende de pessoa para pessoa, mas é estimado uma média de 20 vezes por dia.

Os gases são produzidos por bilhões de bactérias que habitam o nosso intestino, que participam do processo digestivo e, principalmente, após a metabolização de carboidratos, gorduras e proteínas.

No entanto, quando em excesso, pode gerar dor e incômodo, ou mesmo indicar alguma desordem gastrointestinal, a exemplo de má digestão, constipação intestinal, intolerância à lactose e alteração da microbiota devido ao uso de antibióticos.

Alguns alimentos são capazes de aumentar a produção dos gases, justamente pelo processo de fermentação, como ovos, leite, feijão, brócolis, couve-flor, milho, maçã e bebidas gaseificadas.

No entanto, antes de sair ingerindo medicamentos, é importante ter consciência do fator desencadeante, visto que até mascar chicletes pode culminar no problema.

Para aliviar o problema de forma rápida, bebidas naturais ajudam na eliminação dos gases e no processo de digestão.

Chás que ajudam a combater os gases

Chá de camomila

Por contar com propriedades carminativas, esse chá ajuda no relaxamento muscular, que irá propiciar a eliminação dos gases pela boca ou pelo reto.

Chá de gengibre

A bebida é eficiente para reduzir a acidez estomacal e acelera a digestão.

Chá de melissa

Conta com efeito calmante e auxilia no esvaziamento gástrico, o combo perfeito para colaborar contra o excesso de gases.

No mais, para evitar o acúmulo dos flatos, o ideal é mastigar bem os alimentos, comer devagar, evitar bebidas gaseificadas e mascar chicletes.

*Informações Metrópoles

 


+ Bem-estar