Confiança do consumidor atinge este mês maior nível desde julho de 2014

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 26 de novembro de 2018 às 11:58
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:11
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Após período de desconfiança, os consumidores voltam a ficar otimistas em relação à economia do país

O Índice de Confiança do
Consumidor (ICC), medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), avançou 7,1 pontos
de outubro para novembro. Com isso, atingiu 93,2 pontos, em uma escala de zero
a 200 pontos, o maior nível desde julho de 2014 (93,8).
Essa foi a segunda alta consecutiva do ICC, que acumula alta
de 11,1 pontos no bimestre outubro-novembro, a maior da série histórica
iniciada em setembro de 2005.

Em novembro, os
consumidores estão mais otimistas em relação tanto ao presente quanto aos próximos
meses. O Índice de Situação Atual subiu 2,7 pontos, indo para 74,6 pontos,
maior nível desde maio (77,2). Já o Índice de Expectativas cresceu 9,8 pontos e chegou a
106,4 pontos, o maior nível desde fevereiro de 2013 (106,7 pontos).


De acordo com a coordenadora da pesquisa, Viviane Seda,
depois de um período de desconfiança, os consumidores voltaram a ficar
otimistas em relação às perspectivas econômicas do país, às finanças familiares
e ao emprego. Também estão menos insatisfeitos com o presente.


+ Economia