Confederação Brasileira de Basquete faz preparativos para jogos da seleção em Franca

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 24 de janeiro de 2022 às 14:00
  • Modificado em 24 de janeiro de 2022 às 14:05
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Credenciamento para a imprensa de todo o país está aberto; cidade ficará no centro das atenções do esporte nacional

Credenciamento para a imprensa de todo o país está aberto; cidade ficará no centro das atenções do esporte nacional

Está aberto o credenciamento de imprensa para os jogos da Seleção Brasileira masculina de basquete em Franca, diante de Uruguai e Colômbia, nos dias 25 e 28 de fevereiro, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2023.

São os primeiros preparativos oficiais para o evento, que colocará Franca no centro das atenções do basquetebol no país. Os duelos acontecem no Ginásio Pedrocão, pela segunda janela de partidas, com transmissão ao vivo pela ESPN.

A imprensa interessada deve enviar e-mail para [email protected], com nome completo, veículo de mídia, comprovação do vínculo de trabalho, documento de identificação pessoal e do ciclo vacinal completo contra a Covid-19. O credenciamento fica aberto desta segunda-feira, 24 de janeiro, até 20 de fevereiro. A confirmação do credenciamento será feita através do próprio e-mail do solicitante.

Respeitando o momento da pandemia no Brasil e a legislação vigente no Estado de São Paulo, o número de credenciais de imprensa será de 50 para cada uma das partidas. Os profissionais ficarão nas numeradas do Ginásio Pedrocão, sem acesso à quadra.

Os profissionais de fotografia e filmagem poderão circular em uma área que será especificada nos dias dos jogos pela assessoria de imprensa da CBB e do Franca Basquete. Não haverá zona mista e as entrevistas acontecerão na coletiva de imprensa após os jogos.

Brasil nas Eliminatórias

A Seleção Brasileira começou as Eliminatórias da Copa do Mundo com duas vitórias em novembro do ano passado, batendo o Chile por duas vezes em bolha feita em Buenos Aires, em jogos que marcaram a estreia do técnico Gustavo De Conti no comando da equipe. Na primeira fase, o Brasil está no Grupo B, ao lado também de Colômbia e Uruguai.

Pelo formato de disputa das Eliminatórias, as 16 Seleções das Américas são separadas na primeira fase em quatro grupos com quatro equipes, formando os Grupos A, B, C e D, com jogos de ida e volta dentro dos grupos, totalizando seis partidas. Os três melhores de cada chave avançam para a segunda fase, quando serão formados os Grupos E e F, com seis equipes em cada uma, com a seguinte formatação: Grupos A + C formam o Grupo E; e os Grupos B + D formam o Grupo F.

Neste segundo momento, todas as equipes carregam os resultados da primeira fase, e jogam apenas contra as equipes que não enfrentaram ainda. Pelo sorteio, o Brasil teria três rivais pela frente no futuro Grupo F, entre Estados Unidos, Porto Rico, México e Cuba, também com jogos de ida e volta. Os três primeiros após o fim dos duelos + o melhor quarto colocado entre os Grupos E e F se classificam para a Copa do Mundo 2023, somando sete postos das Américas na competição.

A Copa do Mundo acontece entre os dias 25 de agosto e 10 de setembro de 2023, com Japão, Filipinas e Indonésia dividindo o direito de sediar a disputa. A competição terá 32 equipes, com oito grupos de quatro equipes na primeira fase. Os dois melhores times de cada grupo avançam para a fase seguinte da Copa do Mundo, quando formam um novo grupo de quatro equipes contra rivais de outra chave. Os dois melhores vão para o mata-mata a partir das quartas de final.


+ Basquete