Concurso Queima do Alho da Festa do Peão acontece este ano no dia 19 de agosto

  • Entre linhas
  • Publicado em 2 de agosto de 2018 às 21:14
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A disputa tradicionalmente acontecia no segundo sábado do evento, mas este ano será no primeiro domingo

Tradição do cardápio criado pelos peões de boiadeiros é mantida através do Concurso Queima do Alho, que acontece durante a Festa do Peão de Barretos (Foto: André Monteiro)

O Concurso Queima do Alho, realizado durante a Festa do Peão de Barretos, acontece em nova data em 2018. A disputa gastronômica, que nasceu junto com a Festa, será realizada no dia 19 de agosto.

Vinte comitivas disputam o título de prato mais saboroso e que mantem a tradição do cardápio criado pelos peões de boiadeiros, responsáveis por levar as boiadas até os frigoríficos e desbravar o interior do país. Arroz carreteiro, feijão gordo e tropeiro, carne na chapa e paçoca de carne seca devem ser preparados à moda antiga, com o tradicional “fogo de chão” e os ingredientes que eram utilizados pelos criadores da receita no século passado.

O coordenador do concurso, João Paulo Martins, afirma que, mais uma vez, a disputa será de alto nível: “Recebemos aqui as melhores comitivas do país – já classificadas – e temos certeza que a excelente qualidade dos pratos preparados e toda tralha apresentada para julgamento estarão dentro do padrão do estradão boiadeiro. Os juízes terão muito trabalho para escolher a melhor”, disse.

As novidades e todos os detalhes da programação da 63ª Festa do Peão de Barretos 2018, que acontece de 16 a 26 de agosto, estão no site:www.independentes.com.br.


+ Cidades