Concurso internacional que avalia cafés de qualidade começou em Guaxupé

No dia 21 serão revelados os produtores vencedores nas duas categorias

Postado em: em Agronegócios

Começou ontem (15), em Guaxupé, a etapa internacional do Cup of Excellence 2018, o principal concurso de avaliação da qualidade dos cafés brasileiros. 

A Cooxupé e a Specialty Coffees (SMC), empresa controlada pela cooperativa e que atua no nicho de café especial, serão as anfitriãs da etapa internacional do evento. 

No dia 21 serão revelados os produtores vencedores nas duas categorias (Naturals e Pulped Naturals).

O concurso é realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).

Serão avaliadas 40 amostras de cafés naturais (sistema de preparo em via seca) e 40 do tipo cerejas descascados/despolpados (preparados pelo sistema em via úmida), selecionados em outras etapas do concurso. 

Participam desta edição produtores de café arábica/safra 2018 de diferentes regiões do País.

As análises da etapa internacional serão feitas por 28 juízes especialistas, representando diferentes nações, como Estados Unidos, Japão, China, Bulgária, Rússia, Austrália, Índia e Alemanha.

Na fase internacional do Cup of Excellence, os vencedores precisam ter um café com média mínima de 86 pontos ou mais. 

Os campeões terão direito de participar de leilões via internet organizados pela ACE com o apoio da BSCA, garantindo valores diferenciados para as sacas.


Artigos Relacionados