Concurso Diplomata 2020: Presidente Bolsonaro confirma novo edital

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 10 de janeiro de 2020 às 13:41
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:14
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O presidente Jair Bolsonaro garantiu que este ano sai um novo edital de concurso de Diplomata

​O presidente Jair Bolsonaro garantiu um novo edital de concurso de Diplomata (Concurso Diplomata 2020) e também nos demais anos de seu governo. 

Sendo assim, será lançado um concurso por ano para carreira. A informação foi confirmada em maio de 2019, durante a cerimônia de formatura dos aprovados para diplomacia.

Segundo Bolsonaro, estão mantidos os concursos anuais para ingresso no Instituto Rio Branco (IRB), do Ministério das Relações Exteriores. 

A decisão foi tomada após consulta aos ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

“O nosso ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, em contato com o nosso ministro da Economia, Paulo Guedes, informou que manterá o concurso dos senhores no corrente e nos demais anos. É um reconhecimento do trabalho de todos os senhores e senhores”, declarou Bolsonaro, aos aplausos da plateia.

Para concorrer ao cargo de Diplomata, o candidato deverá apresentar diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, emitido por instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

No caso de a graduação ter sido realizada em instituição estrangeira, caberá exclusivamente ao candidato a responsabilidade de apresentar, até a data da posse, a revalidação do diploma exigida pelo MEC, nos termos do art. 48 da lei nº 9.394/1996. 

O salário inicial será de R$ 19.199,06.


+ Trabalho