Comprou fruta verde? Aprenda como fazer para amadurecê-la mais rápido

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 30 de maio de 2020 às 15:41
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:47
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Veja os truques para estimular o amadurecimento das frutas e aproveitar ao máximo o sabor delas

​A maioria das frutas é colhida e vendida antes de estar totalmente madura. Isso acontece porque durante o transporte até os supermercados elas precisam estar conservadas e firmes. 

Cada fruta tem o seu ponto ideal de amadurecimento, ou seja, quando o sabor e textura estão adequados para o consumo. Para alcançá-lo mais rápido, veja algumas dicas para acelerar o processo.

1. Mantenha as frutas verdes em lugares quentes para acelerar seu metabolismo, como o forno desligado. Este truque funciona ainda melhor com peras, que demoram mais para amadurecer. 

2. Você sabia que uma fruta pode estimular o amadurecimento da outra? Isso acontece porque as frutas maduras liberam um gás chamado etileno. 

As principais frutas que podem auxiliar no processo são maçãs, peras, damascos, abacate e kiwi.

3. Para intensificar o efeito, você pode embrulhar as frutas em papel ou sacos plásticos perfurados, se possível, junto com um pedaço de fruta já madura, para concentrar o gás etileno. 

4. Mas lembre-se: não deixe as frutas em embalagens fechadas, pois isso irá sufocá-las e prejudicar o amadurecimento adequado.

5. Agora, se você já cortou a fruta ao meio, como é comum com o abacate, o truque é colocar um pouco de suco de limão em sua polpa, para evitar a sua oxidação. 

Feche-o de novo, envolva em plástico filme e leve à geladeira para evitar que apodreça ao invés de amadurecer.

6. Vale frisar que apenas as frutas climatéricas amadurecem após a colheita, fora do pé. Neste grupo, não enquadram-se uva, laranja e morango, por exemplo. 

Isso significa que se você comprou alguma delas ainda verde, não adianta esperar: elas vão estragar antes de amadurecer. 


+ Gastronomia