compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Moderar na quantidade de cerveja ingerida e escolher bem os acompanhamentos são estratégias importantes para manter o peso
Cerveja não precisa ser considerada a inimiga da dieta – foto Arquivo
Provavelmente, você já deve ter ouvido que a cerveja é a inimiga da dieta, não é mesmo? Conceito que faz com que alguém renuncie o consumo dessa bebida e de outros produtos e, paralelamente, desperta dúvida na maioria sobre a ingestão ideal, por exemplo: como tomar cerveja no fim de semana em meio a dieta?
Especialista explica como tomar cerveja no fim de semana em meio a dieta
“É claro que não podemos exagerar, principalmente quando falamos de álcool que, além de prejudicar os resultados da balança, também fazem muito mal para a saúde, mas as pequenas exceções existem e fazem até bem”, garante a nutricionista do aplicativo Personal Virtual Mariana Gomes.
Diante dessa colocação, Mariana pontua que, além do efeito psicológico negativo da dieta restritiva, há o impacto físico já que a restrição em excesso pode causar o “efeito rebote”, vontade incontrolável de consumir alimentos prazerosos, o que pode gerar episódios de compulsão e, consequentemente, ganho de peso.
“Cortar por completo hábitos que nos fazem felizes, seja um alimento ou uma bebida, pode ser insustentável a longo prazo e causar frustração na pessoa que deseja ver o número na balança diminuir”, reforça a nutricionista.
Como amenizar o efeito do álcool no corpo?
O consumo de bebidas alcoólicas proporciona a desidratação e atrapalha a síntese de proteína, essencial para o ganho de massa muscular. Por isso, para aliviar esse efeito é válido revezar o consumo de álcool com bons goles de água.
“Beber sem ter se alimentado, principalmente para quem treina e deseja ganhar massa muscular, é um grande erro, pois o corpo vai entrar no processo que chamamos de catabolização”, destaca Gomes.
Volte a rotina
“Se você tomou uma cerveja ou comeu alguma coisa fora da dieta no sábado à tarde, por exemplo, volte para a rotina na próxima refeição. Não é preciso esperar a segunda-feira chegar. É preciso manter o foco e voltar à rotina saudável, apesar das pequenas ‘escapadas’”, finaliza a nutricionista Mariana Gomes.
*Informações SportLife