Como proteger nossos pets dos fogos de artifício nas festas da virada

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 30 de dezembro de 2019 às 14:45
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:12
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Conheça algumas dicas úteis para evitar que os seus animais de estimação sofram com o barulho

​Em época de festividades, especialmente na passagem de ano, muitos animais de estimação sofrem com o barulho desconhecido e ensurdecedor para seus ouvidos.

As consequências passam por perda de controle do intestino e da bexiga, lesões autoinfligidas em resposta à ansiedade ou até mesmo convulsões.

Para proteger os seus animais de estimação, faça tudo o que for possível.

Listamos algumas dicas para preservar o bem-estar e segurança deles.

1. Evite que seus animais tenham acesso à rua

Não à toa, a expectativa de vida de um animal com acesso à rua é muito menor do que a de um criado dentro de casa. A esperteza deles não os tornam imunes a atropelamentos, envenenamentos, brigas, agressões ou contágios.

Se a casa for preparada para impedir o acesso à rua, já eliminamos pelo menos duas das mais graves possíveis consequências do pânico de fogos: fugas e quedas de andares altos.

Quando eles se assustam com barulhos altos e repentinos, disparam um alarme que os faz correr sem parar para pensar. 

Se isso acontecer com os seus animais de estimação, garanta que eles fiquem a salvo vedando qualquer saída e deixando seus portões fechados.

2. Truque do pano (Tellington touch)

A técnica do pano, desenvolvida pela canadense Linda Tellington-Jones, consiste em amarrar um tecido sobre o peito e o dorso do animal. Assim, o pano envolverá seu pet formando um oito.

A leve pressão exercida pelo pano ativa o sistema nervoso autônomo, fazendo o pet sentir-se mais seguro. Também há no mercado produtos como camisetas e coletes antiestresse, criados a partir do Tellington touch.

3. Não tente conter seu animal com uma guia

Um dono bem-intencionado pode achar que prender o animal com uma guia vai conter sua agitação, mas isso é perigoso: a ansiedade provoca movimentos frenéticos nos animais, e eles podem acabar se enforcando.

4. Tampões de ouvido

Para proteger os seus animais de estimação, invista em um tampão de ouvido específico para eles. Alguns modelos podem ser encontrados em pet shops, e não custam muito caro.

Evite colocar tufos de algodão, que podem sair facilmente e ainda serem engolidos. Se o seu pet não ficar incomodado, experimente amarrar um pano, como uma gaze, em volta da cabeça deles.

5. Prepare o ambiente

Quando o barulho pode ser previsto, como por exemplo durante as festividades de ano-novo, o ideal é preparar o seu bichinho. Evite deixá-los em cômodos em que haja portas de vidro, para não correr o risco de eles se jogarem contra elas.

Coloque ainda travesseiros e almofadas nas paredes, para evitar impactos, e cobertores nas janelas, para abafar o som. 

Forre possíveis tocas, como dentro do guarda-roupa ou embaixo da cama, com uma fronha ou cobertor. Se você é dona de gatos, também pode apoiar bebedouros e caixas de areia na parede ou num móvel firme, para que não sejam derrubados.

Ventiladores e ar-condicionados também produzem sons reconfortantes, além de mitigar outra causa de estresse, em especial no final de ano no Brasil: o calor.

A comida deles não deve ser deixada à vontade. Forneça refeições em horários programados e priorize uma alimentação leve, com o intuito de prevenir distúrbios digestivos.

Alguns animais, principalmente os cães, podem descontar sua ansiedade e medo uns nos outros. Por isso mantenha-os separados se não estiver em casa com eles ou não tiver condições de separar possíveis brigas.

6. Florais e sedação

Alguns calmantes florais, assim como para humanos, podem ser úteis para acalmar seus animais de estimação. Nos últimos anos, muitos donos de pets têm procurado tratamento floral para aliviar o estresse e mantê-los mais calmos.

O ideal é que o tratamento seja contínuo, e, se possível, acompanhado de um veterinário, que poderá indicar os mais adequados.

Entretanto, alguns casos mais graves requerem um cuidado um pouco maior. Nesse sentido, a sedação pode ser uma opção para evitar possíveis problemas cardíacos. Mas atenção: este recurso deve ser sempre feito e supervisionado por um veteriário.

7. Adestre seu cão

Além das opções de emergência, você e seu bichinho podem se preparar para as festas do próximo ano com um adestramento específico para trabalhar a ansiedade causada por sons altos.

Essa opção é bem mais demorada, e requer dedicação. Procure um profissional em sua cidade e tenha em mente que o processo pode demorar, dependendo do animal. 

Além disso, a probabilidade de um animal mais jovem obter sucesso é maior do que um mais velho. Por isso, se você adotou um cãozinho recentemente, procure por essa opção a longo prazo se for possível.


+ Cotidiano