Como preparar de um jeito saudável o fermento para fazer pão caseiro

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 23 de outubro de 2019 às 10:43
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:56
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

As vantagens nutricionais dos pães feitos com fermento são comprovadas pelos profissionais da área

Se você acha curioso saber por que é bom incluir produtos à base de fermento, especialmente pães, na dieta, alguns nutricionistas são unânimes na explicação. 

A massa fermentada nada mais é do que um fermento composto de farinha e água que não contém nenhum tipo de fermento adicionado, mas é a própria farinha na qual existem leveduras e bactérias sem fim, que causam a fermentação da massa. espontaneamente.

Por que é preferível consumir pão de fermento?

A resposta é: o pão industrial é geralmente feito de leveduras químicas e seu processo de fermentação geralmente dura entre uma e duas horas, enquanto o de fermento geralmente é prolongado até cerca de 24 horas de fermentação.

O que é conseguido com essa fermentação prolongada é um tipo de pré-digestão na qual os nutrientes da farinha são processados, para serem melhor assimilados pelo organismo.

O processo dá sabor e propriedades organolépticas diferentes e tornam o pão mais saudável, saboroso e com uma acidez diferente.

Fazer um fermento em casa é muito simples

Recolhemos 100 gr de água com 100 gr de farinha, misturamos até formar um mingau e deixamos agir até o dia seguinte em uma área quente da casa (24-28º graus).

Nesta mistura, é gerada uma série de leveduras e bactérias que se reproduzem ao longo desse tempo. 

No dia seguinte, separamos um pouco desse mingau e colocamos 100 gr dessa mistura do dia anterior com 100 gr de água e outros 100 gr de farinha, ou seja, 300gr, e eles são deixados novamente até o terceiro dia.

Então voltarmos para operar da mesma maneira, com 100 gr de água e 100 de farinha.

O processo é repetido por seis dias, após os quais teremos uma massa de fermento feita, totalmente fermentada e carregada de CO2, que pelo menos triplicou seu volume e será perfeita para preparar nossos próprios pães. 

Também deve ser levado em consideração que a massa fermentada é um produto vivo e, como tal, requer alguma atenção. 

O mais conveniente é alimentá-lo semanalmente com base em farinha e água, como fizemos durante o processo de criação, para não estragar e durar a vida inteira.

É conveniente alimentar esta massa semanalmente com base em farinha e água, como é feita durante o processo de criação, para que não seja danificada e possa durar a vida inteira.