Como preparar de um jeito saudável o fermento para fazer pão caseiro

As vantagens nutricionais dos pães feitos com fermento são comprovadas pelos profissionais da área

Postado em: em Mais+

Se você acha curioso saber por que é bom incluir produtos à base de fermento, especialmente pães, na dieta, alguns nutricionistas são unânimes na explicação. 

A massa fermentada nada mais é do que um fermento composto de farinha e água que não contém nenhum tipo de fermento adicionado, mas é a própria farinha na qual existem leveduras e bactérias sem fim, que causam a fermentação da massa. espontaneamente.

Por que é preferível consumir pão de fermento?

A resposta é: o pão industrial é geralmente feito de leveduras químicas e seu processo de fermentação geralmente dura entre uma e duas horas, enquanto o de fermento geralmente é prolongado até cerca de 24 horas de fermentação.

O que é conseguido com essa fermentação prolongada é um tipo de pré-digestão na qual os nutrientes da farinha são processados, para serem melhor assimilados pelo organismo.

O processo dá sabor e propriedades organolépticas diferentes e tornam o pão mais saudável, saboroso e com uma acidez diferente.

Fazer um fermento em casa é muito simples

Recolhemos 100 gr de água com 100 gr de farinha, misturamos até formar um mingau e deixamos agir até o dia seguinte em uma área quente da casa (24-28º graus).

Nesta mistura, é gerada uma série de leveduras e bactérias que se reproduzem ao longo desse tempo. 

No dia seguinte, separamos um pouco desse mingau e colocamos 100 gr dessa mistura do dia anterior com 100 gr de água e outros 100 gr de farinha, ou seja, 300gr, e eles são deixados novamente até o terceiro dia.

Então voltarmos para operar da mesma maneira, com 100 gr de água e 100 de farinha.

O processo é repetido por seis dias, após os quais teremos uma massa de fermento feita, totalmente fermentada e carregada de CO2, que pelo menos triplicou seu volume e será perfeita para preparar nossos próprios pães. 

Também deve ser levado em consideração que a massa fermentada é um produto vivo e, como tal, requer alguma atenção. 

O mais conveniente é alimentá-lo semanalmente com base em farinha e água, como fizemos durante o processo de criação, para não estragar e durar a vida inteira.

É conveniente alimentar esta massa semanalmente com base em farinha e água, como é feita durante o processo de criação, para que não seja danificada e possa durar a vida inteira.


Artigos Relacionados