Como limpar micro-ondas? Saiba lavar o aparelho por dentro e fora do jeito certo

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 23 de setembro de 2024 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Limão, vinagre e detergente são alguns aliados na limpeza do micro-ondas; veja dicas para manter seu aparelho livre da sujeira

 

O micro-ondas é um item indispensável na cozinha de muitas famílias, permitindo aquecer, cozinhar e descongelar alimentos, além de realizar outras funções, dependendo do modelo.

Por causa dessa versatilidade, o eletrodoméstico é utilizado com frequência no dia a dia, e acaba ficando sujo rapidamente.

Embora a limpeza do aparelho não seja uma prioridade para todos, o excesso de resíduos, tanto na parte de dentro quanto de fora, pode prejudicar o funcionamento e até reduzir a vida útil do equipamento, já que ele precisará trabalhar mais para aquecer os alimentos. Logo, é importante saber como limpar o micro-ondas e transformar essa tarefa em um hábito regular.

Ao contrário do que se imagina, a lavagem do micro-ondas não é difícil se for feita da maneira correta. Para isso, é necessário saber como higienizar tanto o interior quanto a parte externa do aparelho, bem como que tipo de produto ou ingrediente utilizar. Veja como limpar o micro-ondas.

O que é bom para limpar micro-ondas

Antes de começar, lembre-se de ler o manual de instruções do equipamento. Lá, as fabricantes costumam inserir informações sobre como higienizar e que tipo de produto pode ser usado. A Electrolux, por exemplo, ensina a limpar o micro-ondas por dentro utilizando um pano úmido com detergente neutro.

O mesmo sugere a marca Brastemp. Ainda, após passar o pano, pode-se secar com um papel toalha, um pano seco, ou deixar a porta aberta até que o aparelho seque completamente. Também não deixe de retirá-lo da tomada para iniciar a limpeza.

De quanto em quanto tempo devo limpar o micro-ondas?

A necessidade de limpeza vai depender da frequência de uso do aparelho. Recomenda-se fazer uma rápida higienização com um pano úmido com água ou detergente neutro após cada uso, a fim de evitar que as sujeiras e os respingos de comida grudem nas paredes do produto.

Da mesma forma, aconselha-se limpar imediatamente caso algum líquido derrame no prato giratório. Isso vai impedir que o forno fique com odor desagradável e que o resto de comida seque e forme crostas, dificultando a limpeza posteriormente.

Uma limpeza mais completa deve ser feita, pelo menos, uma vez por semana, a fim de manter o pleno funcionamento do eletrodoméstico, evitar o mau cheiro ou que restos de alimento endureçam e tornem-se difíceis de serem removidos, inclusive os respingos que se depositam nos cantos da parte interna do micro-ondas.

Lavar a parte externa do produto evita que esta fique amarelada, manchada ou com gordura impregnada, o que, certamente, resultará em mais trabalho na hora da limpeza.

1. Como limpar micro-ondas por dentro

É bem comum que, após aquecer uma refeição ou cozinhar um alimento, o interior do micro-ondas fique com respingos de comida. Essa sujeira, se deixada lá por algum tempo, pode endurecer e grudar nas paredes do forno, além de resultar em um odor desagradável do aparelho.

Para diminuir os incômodos e manter a parte interna do eletrodoméstico limpa, algumas ações simples podem facilitar. Um pano úmido e uma pequena quantidade de detergente neutro são suficientes para limpar o interior do forno e remover a sujeira recente.

Em seguida, é só secar com um pano macio. Caso os restos de alimento estejam presos à superfície interna do aparelho, substitua o pano úmido por uma esponja macia. Como alternativa, limão ou vinagre aquecido no eletrodoméstico em um recipiente com água ajuda a amolecer a gordura impregnada na cavidade, facilitando sua remoção.

O prato giratório também deve ser limpo. Dessa forma, lave-o em água corrente utilizando sabão ou detergente, e uma esponja que não arranhe. O utensílio pode ser lavado, ainda, na lava-louças.

Certifique-se de que o prato esteja frio para não correr o risco de trincar o vidro. Se o suporte do prato estiver sujo ou com resíduos de alimentos, este deverá ser lavado, utilizando uma esponja macia, sabão ou detergente. Após secos, coloque-os de volta no encaixe do micro-ondas.

2. Como limpar micro-ondas por fora

Ao limpar o micro-ondas por fora, é preciso ter cuidado para não manchar ou arranhar a superfície externa, ou, ainda, danificar o painel de controle. As recomendações da Consul e da Brastemp são utilizar um pano umedecido, sabão ou detergente neutro para limpar o gabinete e a porta.

Em seguida, secar todo o eletrodoméstico com um pano seco. O painel deve ser limpo apenas com um pano seco ou papel toalha. Lembre-se de acionar o bloqueio dos botões antes de iniciar a limpeza, caso seu aparelho possua esse recurso.

Outra forma eficiente de remover a sujeira da parte de fora do eletrodoméstico é usar uma esponja macia com água e um pouco de bicarbonato de sódio, muito usado em limpeza doméstica. Passe em todo o gabinete e na porta, e, em seguida, enxague com um pano úmido.

Cuidado com o excesso de água, que pode entrar pelas aberturas de ar e deteriorar as peças internas. Para retirar a gordura da janela, utilize uma solução feita com água e vinagre. Segundo o portal Techtudo, outra possibilidade é fazer uso de uma pasta de água e bicarbonato, depois, enxague com um pano ou uma esponja e seque.


+ Casa e Decoração