Como fazer em casa mesmo o gel antisséptico com álcool para as mãos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 5 de julho de 2020 às 20:17
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:56
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A preparação do álcool gel caseiro é uma atividade excelente tanto para crianças quanto para os adultos

​Lavar as mãos com água e sabão ainda é a melhor maneira de evitar doenças e manter a higiene, mas nem sempre há uma pia por perto. 

O álcool em gel é uma solução ótima para esse dilema e pode ser levado para qualquer lugar. Além disso, é extremamente fácil prepará-lo em casa! 

A preparação do álcool em gel caseiro é uma atividade excelente tanto para crianças quanto para adultos e, além disso, é possível economizar dinheiro e ter um bom produto que protege você e sua família dos germes. 

Frascos pequenos podem até servir como ótimos presentes!

1 – Compre todos os ingredientes. 

Os produtos necessários para fazer álcool em gel para mãos são comuns, então é provável que você já tenha todos eles em casa. 

Caso não tenha, é possível encontrá-los facilmente em drogarias ou supermercados. Você vai precisar de álcool isopropílico com concentração de pureza de no mínimo 91% e de Aloe vera em gel puro. E isso é tudo!

a) Para que a eficácia do álcool caseiro seja equivalente à dos disponíveis no mercado, o produto final deve ter cerca de 65% de álcool. Ao utilizar o álcool isopropílico com pureza de 91%, já dá para obter algo em torno dessa quantia.

b) Escolha o álcool isopropílico com concentração de 99% se você conseguir encontrá-lo. Não é necessário que seja esse, mas ele aumenta o potencial germicida do produto final.

c) O Aloe vera em gel também é encontrado em várias opções de concentração diferentes. Basta verificar o rótulo para saber o teor de concentração se você quiser comprar o Aloe vera mais concentrado possível. A característica não altera a eficácia do produto, mas, ao utilizar o Aloe vera mais puro, garante-se que a solução tenha uma adição menor de produtos químicos.

2 – Junte todos os utensílios. 

Os utensílios necessários são itens caseiros muito comuns, o que facilita ainda mais o processo! Você vai precisar de uma tigela limpa, de uma espátula (ou de uma colher), de um funil e de um frasco de sabão ou de sabonete líquido. 

É possível usar qualquer tipo de recipiente desejado contanto que ele tenha uma tampa caso não se tenha um frasco vazio ou de refil à mão.

3 – Misture os ingredientes. 

a) Coloque 2/3 de xícara de álcool isopropílico e 1/3 de xícara de Aloe vera em gel na tigela. Use a espátula (ou colher) para mexer bastante até que os ingredientes fiquem completamente homogêneos.

b) É possível utilizar um processador de alimentos caso você não queira misturar manualmente em uma tigela.

4 – Coloque o produto no frasco. 

Use um funil para despejar a solução da tigela dentro do frasco escolhido. Coloque a válvula dosadora ou a tampa no frasco. Agora você tem seu produto final e já pode usá-lo imediatamente!

a) Essa solução pode ser conservada por seis meses ou mais. Guarde-a em uma prateleira fora do alcance da luz solar a fim de prolongar a validade o máximo possível.

b) Ponha a solução em frascos pequenos que possam caber na bolsa, mochila ou pasta para você usar em qualquer lugar. Guarde a embalagem do álcool em gel comprado para reaproveitá-la mais tarde, pois ela é perfeita para tal uso.

c) Geralmente é possível encontrar frascos novos e vazios desse tamanho em supermercados. Procure no corredor de produtos de higiene pessoal e veja embalagens do tamanho apropriado para viagem.

5 – Use o álcool em gel da maneira certa. 

Existe uma maneira correta de usar o álcool em gel e assim obter a eficácia máxima do produto. Antes de começar, as mãos devem estar livres de resíduos ou de sujeira visível. O produto para desinfecção não serve para remover esse tipo de sujeira.

a) Use uma porção de álcool em gel mais ou menos do tamanho da palma da mão e esfregue rapidamente uma mão na outra por 20 a 30 segundos, sem deixar de passar o álcool debaixo das unhas, entre os dedos, nas costas das mãos e nos pulsos.

b) Deixe o álcool secar completamente sem usar toalha e não enxague as mãos depois.

c) Assim que o produto secar totalmente, o processo está completo.

De acordo com o CDC (Centro de Controle de Doenças), você precisa aplicar o gel em toda a superfície das mãos para que ele aja de maneira correta. 

Esfregue as mãos até elas secarem completamente. Use o gel antisséptico apenas quando não puder lavar as mãos. Evite usá-lo se suas mãos estiverem engorduradas ou muito sujas.