Por exemplo, a presença de crianças, especialmente quando são pequenas, pode aumentar o estresse dos gatos, sendo uma das várias causas que podem levar os felinos a esse comportamento.
Aliviar o estresse
Segundo o portal G1, a relação entre o aumento do comportamento de arranhar e a presença de crianças em casa ainda não é completamente compreendida pelos cientistas e requer mais estudos.
Por isso, os pesquisadores afirmam que, embora alguns fatores que incentivam o arranhar – como a personalidade do gato ou a presença de crianças – não possam ser alterados, outros podem.
Uma solução bastante útil é colocar postes de arranhar em áreas que o gato costuma frequentar ou perto de seu local de descanso preferido. Aliado a isso, o uso de feromônios (vendidos na forma de difusores ou sprays), pode reduzir o comportamento de arranhar nos móveis.
“Proporcionar lugares seguros para se esconder, pontos elevados de observação e amplas oportunidades de brincadeiras também pode ajudar a aliviar o estresse e envolver o gato em atividades mais construtivas”, diz Yasemin.