Como curar ressaca: dicas para que seu dia após a bebedeira seja mais fácil

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 8 de novembro de 2019 às 18:39
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ressaca é o conjunto de sintomas que surgem após o final de um episódio de consumo de bebidas alcoólicas

​Nós sabemos que o dia depois de uma noite de bons drinks pode não ser lá muito fácil. Alguns sintomas que você pode sentir no dia seguinte são: dor de cabeça, boca seca e indisposição. 

Se você exagerou na bebida e agora está se perguntando como curar a ressaca ou quer saber como preveni-la, confira o texto abaixo para sanar as suas dúvidas

O que é ressaca?

A endocrinologista Luana Aparecida de Lima Ramaldes de Oliveira (CRM: 150.493) explica que a ressaca é o conjunto de sintomas que surgem após o final de um episódio de consumo de bebidas alcoólicas. 

Além disso, ela conta com manifestações fisiológicas e comportamentais.

“O mecanismo que leva à ressaca ainda não é muito bem compreendido, mas acredita-se que o metabólito do álcool possa ser o responsável pelos sintomas, além do aumento da produção de substâncias envolvidas no processo inflamatório do corpo, induzidas pelo consumo de álcool”, afirma.

Além disso, há evidências de alterações hormonais durante o consumo de álcool, como, por exemplo, a redução do hormônio antidiurético, o que leva à perda de líquidos do corpo pelo rim, levando a um estado de desidratação e diminuição da disponibilidade de glicose para o corpo. 

Outras causas que também podem estar relacionadas à manifestação dos sintomas da ressaca são: compostos não alcoólicos em bebidas alcoólicas (por exemplo, congêneres), uso de outras drogas e histórico familiar..

Quais os sintomas da ressaca?

Agora que você já sabe o que é ressaca, que tal conferir quais são os sintomas que ela pode apresentar? Cada um dos itens pode aparecer sozinho ou acompanhado.

  • Dor de cabeça
  • Fadiga
  • Cansaço
  • Sede
  • Sensibilidade à luz
  • Sensibilidade ao som
  • Dores musculares
  • Dores estomacais
  • Tonturas
  • Vertigens
  • Mau-humor
  • Ansiedade
  • Irritabilidade

Desde a dor de cabeça até a irritabilidade, pode não ser muito fácil lidar com a ressaca. Mas conhecendo-os, você já pode saber o motivo de eles aparecerem após uma noitada de bons drinks.

Como curar a ressaca?

Quer saber algumas dicas para te ajudar a sobreviver a um dia de ressaca? Com as sugestões abaixo, seu dia pode ficar bem mais fácil. Dá só uma olhadinha:

1. Beba água

Como o consumo de álcool faz com que uma grande quantidade de líquidos seja perdida, é importante aumentar a hidratação no dia seguinte. O recomendado é que você beba aproximadamente 2 litros de água por dia.

2. Reponha o potássio

É comum urinar mais do que o normal quando se está consumindo álcool e isso faz com que alguns nutrientes sejam perdidos. Quando isso acontece, o potássio é eliminado em grande quantidade. Para repor o que perdeu, a banana é uma ótima aliada.

3. Tome sucos naturais

Sucos de frutas contam com a frutose, um tipo de açúcar que acelera a queima do álcool. Assim, você dá uma mãozinha para o seu organismo e ainda ajuda diminuir o sintoma de boca seca.

4. Coma alimentos leves

Adotar uma alimentação leve também ajuda o seu corpo a eliminar mais facilmente as toxinas produzidas pelo fígado. Pensando nisso, não abuse do sal e deixe de lado alimentos enlatados, pois eles aumentam a retenção de líquido e atrapalham o processo de desintoxicação. Arroz, feijão e legumes são bons aliados.

5. Coma mel

Uma colher de sopa de mel a cada 2 horas durante o dia da ressaca também ajuda a aliviar o desconforto. Isso porque o açúcar presente nesse ingrediente auxilia o corpo a se desintoxicar.

6. Consuma gengibre e hortelã

Para evitar a náusea de uma maneira natural, o gengibre e a hortelã são ótimos aliados. Além disso, eles também ajudam a desintoxicar o corpo. Para melhorar ainda mais, você pode optar usá-los para o preparo de chás, de sucos ou até mesmo para aromatizar sua água.

7. Fique de repouso

Acordou com a sensação de que foi atropelada por um caminhão? Então, dê o seu corpo o que ele precisa: descanso. Evite atividades físicas enquanto estiver se sentindo indisposta.

8. Tome remédios sintomáticos

Antieméticos ajudam a evitar o vômito. Já os analgésicos podem aliviar a dor. Se você for tomar algum medicamento para diminuir os sintomas da ressaca, evite o paracetamol, pois ele é metabolizado no fígado, assim como o álcool. Dê preferência para medicamentos a base de ácido acetilsalicílico ou aspirina.

9. Consuma cisteína

A cisteína é um aminoácido que ajuda a eliminar uma parte do acetaldeído. Essa é uma toxina criada pela reação do álcool no corpo humano e que pode causar desconfortos como náusea e dor de cabeça. Ovos, brócolis, pimenta e cebola contém esse aminoácido.

10. Tome café

Além de te ajudar a ficar mais acordada, o café ainda ajuda a reduzir a dilatação dos vasos sanguíneos, que é uma das causas da dor de cabeça. A bebida também dá aquela mãozinha para o fígado metabolizar as toxinas.

Como evitar a ressaca?

Se você já quer se preparar antes de começar a beber, uma boa dica é se alimentar antes de consumir álcool. 

“Alimentos como mel e banana são uma boa alternativa para evitar a ressaca, assim como algumas substâncias à base de plantas, que foram estudadas para prevenir o fenômeno, tais como: extrato de planta A. Senticosus, suco de pera coreano, suco de dente de leão e ginseng vermelho”, afirma Luana. 

Ainda segundo ela, também é interessante intercalar a bebida alcoólica com água.​

Se você ainda quer esclarecer algumas dúvidas relacionadas à ressaca, veja só as respostas da médica endocrinologista:

P – Existem pessoas que têm mais tendência a ter ressaca? 

R – Sim. Indivíduos com histórico familiar de propensão à ressaca ou dependência do álcool, além de fatores psicológicos, são mais suscetíveis a apresentarem os sintomas. 

Além disso, também têm mais tendência os indivíduos que apresentam deficiência na enzima acetaldeído desidrogenase, que metaboliza o álcool no organismo.

P – Quais são os fatores que aumentam a gravidade da ressaca? 

R – Os fatores que aumentam a gravidade da ressaca incluem falta de consumo de alimentos, diminuição da qualidade e quantidade de sono, desidratação e saúde frágil.

P – Beber de estômago vazio contribui para a ressaca? 

R – O álcool irrita diretamente o estômago e intestinos, causando inflamação do revestimento do estômago (gastrite) e esvaziamento tardio do órgão. 

Desse modo, beber de estômago vazio pode aumentar a absorção do álcool, além de efeitos diretos na mucosa, contribuindo para os sintomas de dor abdominal, náuseas e má digestão presentes durante o episódio de ressaca.

P – Comer doces ajuda a evitar a ressaca? 

R – Não. Estudos prévios já buscaram avaliar se doces poderiam melhorar a ressaca: indivíduos que receberam glicose ou frutose não apresentaram nenhuma alteração subjetiva em relação aos sintomas da ressaca.

P – Quanto tempo podem durar os efeitos da ressaca? 

R – Os efeitos da ressaca têm início de 6 a 8 horas após a pessoa cessar o consumo de álcool e podem durar até 24 horas depois desse cessamento.

Nem sempre é fácil evitar a ressaca, mas agora você conhece dicas de como fazer isso. E, para te ajudar a repor os nutrientes de forma leve veja também receitas de sopa de legumes.