Comgás veio a Franca conhecer projeto da Sabesp que transforma esgoto em combustível

  • Robson Leite
  • Publicado em 15 de dezembro de 2022 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Produção de biometano da Sabesp em Franca está servindo de exemplo para a maior distribuidora de gás canalizado do Brasil

A Superintendência da Sabesp em Franca recebeu na terça-feira (13) a visita de representantes da Comgás, maior distribuidora de gás canalizado do Brasil, para conhecerem o sistema de produção de biometano para uso veicular na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Franca e analisar possibilidades de parcerias para uso do biogás.

O sistema, em operação no município há mais de quatro anos, é uma referência para o setor de saneamento, com adoção de tecnologias inovadoras no país.

Atualmente, 40 veículos da frota da Sabesp em Franca usam o biometano, após terem passado por adaptação similar à realizada em veículos que usam GNV (Gás Natural Veicular).

O superintendente regional da Sabesp, Gilson Santos de Mendonça, destacou a importância do município como referência em saneamento básico e na produção de biogás.

Referência

“Franca é referência em vários setores e, na questão do saneamento básico, em particular, é sempre importante destacar que a cidade tem, há mais de 20 anos, serviços universalizados, enquanto o país ainda tem planejamento para universalizar esse serviço em vários municípios”.

“Temos feito agora um aprimoramento, porque temos que transformar os resíduos em produtos, ou seja, é uma visão muito mais ampla que simplesmente coletar e tratar o esgoto, é um trabalho que leva em consideração externalidades positivas e aspectos ambientais”, disse Mendonça, ao ressaltar a busca permanente para eliminar o descarte de resíduos na natureza e transformá-los em produtos.

“Tudo que a administração puder fazer para gerar receita e reduzir a tarifa do cliente final tem que ser feito.

Ricardo Borsari, diretor Metropolitano da Sabesp, que também esteve na ETE nesta terça-feira (13), ressaltou a importância da destinação adequada aos resíduos gerados no tratamento de esgoto e o investimento em projetos focados em sustentabilidade e alternativas para melhorar a receita.

Insumo

“Essa parceria que podemos desenvolver com a Comgás se encaixa em um processo maior da Sabesp de tornar as nossas ETEs absolutamente sustentáveis. A gente costuma dizer que o importante numa ETE é que todo o resíduo seja transformado em insumo. E essa atividade em Franca é extremamente exitosa e importante para direcionar esses trabalhos.”

A Comgás é uma das três distribuidoras de gás canalizado do Estado de São Paulo e atende 177 municípios na Região Metropolitana de São Paulo, Campinas, Vale do Paraíba e litoral.

Carla Sautchuk, diretora de Operações da empresa, esteve acompanhada por Carlos Zanardo, gerente-executivo de Projetos Especiais, e Ana Beatriz Fernandes, gerente-executiva institucional, na visita a Franca.

Ela comentou a possibilidade de firmar parcerias com a Sabesp para uso de biometano das ETEs nas redes de distribuição da Comgás ou nas estações elevatórias da própria Sabesp.

Tecnologia

“Viemos até Franca, que já tem uma aplicação acontecendo, e a visita nos despertou uma oportunidade de usar o próprio biometano que está sendo produzido aqui em uma operação da Comgás que é muito próxima de Franca, em Mococa. Aqui o projeto está super bem estruturado, é feito em cooperação com a Alemanha, através do Instituto Fraunhofer, que é um parceiro importante da aplicação de tecnologia. E a gente acredita muito que é por meio de parcerias que conseguimos evoluir os nossos negócios. A gente ficou empolgado com a operação em Franca, vendo acontecer na prática e de forma muito eficiente”, disse Carla.

O prefeito de Franca, Alexandre Ferreira, prestigiou a visita e elogiou a iniciativa. “É muito interessante o processo de transformar o resíduo em produtos que gerem recursos financeiros e investimentos em tecnologia, preservando o meio ambiente”.

O Biogás

Em abril de 2018, a Sabesp começou a usar o biogás gerado no tratamento do esgoto para movimentar a frota de veículos da empresa em Franca. O biogás passa por um sistema de remoção das impurezas, umidade e aumento da concentração de metano. O resultado é um combustível, o biometano, usado no lugar da gasolina, do álcool e do GNV.

À época, o investimento no projeto foi de R$ 7,4 milhões, feito pela Sabesp em parceria com o Instituto Fraunhofer IGB, da Alemanha.

O Instituto fez a doação de equipamentos de armazenamento, beneficiamento e compressão de biogás para a Sabesp, presta assistência técnica e acompanha a fase de pesquisas.

À Sabesp coube a realização das obras para a instalação do equipamento, da linha de biogás, do sistema elétrico e a adaptação dos veículos para o biometano, além do pagamento de taxas, licenças e impostos.

Os principais objetivos do Sistema de Beneficiamento do Biogás na ETE Franca são: aproveitar o potencial energético do biogás gerado; reduzir os custos com combustível; substituir combustíveis fósseis por energia limpa; reduzir a emissão de gases de efeito estufa e fomentar a inovação tecnológica no setor de saneamento brasileiro.


+ Meio Ambiente