Cometa com diâmetro de 17 quilômetros passará “raspando” na Terra. Veja quando

  • Nene Sanches
  • Publicado em 22 de outubro de 2023 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A última vez que o cometa 12P/Pons-Brooks, maior do que o Cometa Halley, passou próximo da terra foi no ano de 1954

Um cometa duas vezes maior que o Monte Everest está vindo em direção à terra e passará perto do planeta no dia 2 de junho de 2024.

O corpo celeste foi nomeado de 12P/Pons-Brooks e tem um diâmetro aproximado de 17 km – o que representa cerca de duas vezes o tamanho do monte mais alto do mundo que mede cerca de 8,8 km de altura.

De acordo com a física mestre em ciências da terra, atmosféricas e planetárias, Alisson Klesman, apesar das medidas sobre o tamanho do cometa serem uma estimativa, ele ainda seria maior que o cometa Halley que possui 15 km de diâmetro.

O 12P/Pons-Brooks é composto de gelo, poeira e gases e é conhecido como um cometa criovulcânico. Ele alcança o periélio – menor distância do sol- a cada 71,2 anos e esse fenômeno astronômico vai acontecer no dia 21 de abril do próximo ano.

A última vez que ele esteve visível aos olhos humanos foi no ano de 1954.

Ele apresenta algum perigo de se chocar com a Terra?

O corpo celeste irá atravessar o Sistema Solar e irá passar entre as órbitas da Terra e de Vênus. Quando 12P/Pons-Brooks atingir o periélio, ele vai passar a uma distância de 0.8 unidades astronômicas – a cerca de 95,7 milhões de km do sol.

A terra está a uma distância de 1 unidade astronômica do sol, o que significa 119,7 milhões de km de distância, já Vênus está a uma distância de 0,7 unidades astronômicas.


+ Astronomia