Comer alho cru fortalece o sistema imunológico; saiba como consumir

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 22 de março de 2025 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Queridinho dos condimentos é, na verdade, grande representante de alimentos bactericidas e fungicidas

O alho possui propriedades bactericidas e fungicidas – foto Getty Images

 

O alho ajuda (e muito) a fortalecer o sistema imunológico. Comum nas cozinhas por sua sabor e odor marcantes, o condimento é, na verdade, um grande representante de alimentos bactericidas e fungicidas.

Isso significa que ele aumenta a resposta das barreiras imunológicas. Mas há uma questão importante que todos devem saber antes de usá-lo em benefício da saúde: deve ser consumido cru.

A médica nutróloga Ana Luisa Vilela, especialista em emagrecimento e longevidade, explica esse detalhe pouco conhecido.

“Ele é aliado da saúde quando consumido assim porque é mais potente. O alho tem vários benefícios: atua desde o controle de pressão até como antioxidante, bactericida e antifúngico, e não existe uma dose de ingestão diária específica. Pode ser usado diariamente como tempero ou mesmo em extrato cápsulas”, diz a doutora.

“Essa substância pode prevenir eventos cardiovasculares, circulatórios e respiratórios. Podemos considerá-lo potente desde a manutenção da saúde como no tratamento de alguns quadros, já que se trata também de um alimento medicinal”.

“Alguns estudos sugerem seu consumo aliado à prevenção de câncer de colo retal e de estômago devido à ação de duas substâncias presentes: dissulfeto e trissulfeto”.

“Mas é importante ressaltar que ele entra como adjuvante e não substitui tratamentos convencionais. É um exemplo de que comer bem pode, sim, ser a melhor decisão para a prevenção de doenças”.

A médica faz mais duas observações para quem deseja incluir mais alho na alimentação: algumas pessoas relatam desconforto intestinal quando consomem em altas doses e pacientes que fazem uso de anticoagulantes devem tomar cuidado com a ingestão também.

Mas como comer esse alimento considerado forte para o paladar? Antes disso, a Dra. Ana Luisa explica o porquê da particularidade.

“A alicina é o princípio ativo responsável por seu odor e sabor característico. Ela é sensível ao calor e se perde em temperaturas altas”, diz. Além da alicina, o alho tem vitamina C, magnésio, vitamina do complexo B, potássio e selênio.

“Você pode fazer a chamada água de alho: basta amassar o alho e deixar imerso na geladeira. Assim você pode usar essa água em sucos, misturar no chá gelado, com mel, ou seja, são várias as possibilidades”.

“Dá para consumir alho picadinho no azeite de oliva e fazer como uma conserva ou ainda bater o alho com cúrcuma, limão e mel. Também podemos fazer um vinagrete com alho bem amassadinho cru”, lista.

*Fonte: Casa Vogue


+ Saúde