Com sete equipes paulistas, inclusive o SESI Franca, NBB começa em duas semanas

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 2 de outubro de 2018 às 07:48
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:03
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Equipe francana iniciará luta para conquistar primeiro título nacional desde a implantação da liga

C​ontando com sete equipes de São Paulo, das 14 que irão participar, foi lançado oficialmente nesta segunda-feira (1), no Club Athletico Paulistano, a 11ª edição da Liga Nacional de Basquetebol deste ano. 

Haverá seis plataformas de transmissões ao vivo, algo jamais visto na história da modalidade no País. TV Bandeirantes, Fox Sports e ESPN, serão os canais que irão transmitir, além das transmissões que o NBB irá disponibilizar para via web.

Já as noites de sexta-feira serão ocupadas pela Fox Sports, que recentemente se tornou casa de grandes competições esportivas. Agora, o canal viverá sua primeira experiência com o basquete nacional, também com um contrato válido por duas temporadas.

Grande sucesso entre os fãs, as transmissões pela internet seguirão nesta temporada. Parceiro do NBB CAIXA há três anos, o Facebook continuará com partidas exclusivas, às segundas-feiras.

E quer saber o resultado de tudo isso? NBB CAIXA ao vivo em seis dos sete dias da semana. Isso mesmo. Será Facebook às segundas-feiras, ESPN nas terças-feiras, Twitter nas quartas, Bandsports nas quintas, Fox Sports nas sextas-feiras e Band aos sábados – um aumento imenso de exposição em relação aos anos anteriores.

“O NBB oferecerá algo inédito para o fã do esporte. Essa multiplataforma se destaca pela descentralização do conteúdo e pelo ineditismo em sua variada forma de distribuição. A LNB mais uma vez se posiciona de forma pioneira no mercado democratizando o basquete para a população brasileira e internacional”, disse o presidente da LNB, João Fernando Rossi.

Atletas exaltam exposição histórica

Não é só para o fã de basquete que as seis plataformas de transmissões do NBB serão benéficas. Para os atletas, o momento também é especial, já que eles terão uma exposição jamais vista no cenário do basquete nacional.

Depois dos anúncios das emissoras, o palco do evento de lançamento do NBB ganhou a presença de cinco atletas: Alex Garcia (Sendi/Bauru Basket), Rafael Hettsheimeir (Sesi Franca Basquete), Yago Mateus (Paulistano/Corpore), JP Batista (Mogi das Cruzes/Helbor) e Ricardo Fischer (Corinthians), todos de equipes paulistas que exaltaram a maior exposição da história da modalidade no país.

Quatro vezes campeão do NBB, o escolta Alex Garcia, de 38 anos, esteve presente em todas as edições da competição, por isso, pode falar com propriedade sobre o novo momento que o campeonato está vivendo. O ídolo do Bauru comemorou a multiplataforma que o NBB se tornou.

“É um momento muito especial e temos que nos orgulhar. Lá no início do NBB tínhamos só uma transmissão e já achávamos bom, agora teremos quase a semana inteira. Isso tudo mostra a credibilidade que o NBB e o basquete ganharam no Brasil. Somos reconhecidos na rua em vários lugares, mas ainda assim tem muita gente que não tem acesso ao basquete. Agora, com todas essas plataformas, todo mundo terá acesso, consumir o NBB e os atletas, isso é muito especial”, disse Alex Garcia.

Como bem disse Alex, muita gente não tinha acesso ao basquete. Agora, com o aumento significativo no número de plataformas de transmissão, o NBB chegará a lugares que não conseguia chegar, como bem disse o pivô Hettsheimeir, do Sesi Franca, citando sua cidade natal, Araçatuba (SP), do interior do Estado.

“Será muito legal ter o NBB em seis plataformas diferentes, minha família em Araçatuba vai ficar muito feliz (risos). As mídias sociais também ganharão bastante conteúdo, mas seis canais passando basquete quase todos os dias é muito bom. Cheguei no NBB em 2014 e venho notando uma evolução enorme e espero que o NBB siga crescendo cada vez mais em todos os aspectos”, declarou Hettshemeir.

Outro atleta experiente também exaltou o momento que o basquete brasileiro vive: JP Batista, de 37 anos, pivô do Mogi das Cruzes/Helbor. O jogador, que passou mais de uma década no basquete europeu, sendo sete deles na França, afirmou que a multiplataforma pode ser ainda mais benéfica para os atletas mais jovens.

“Nunca imaginei que o basquete brasileiro atingiria esse patamar. É um feito de uma magnitude imensa. Você ter basquete na TV praticamente todos os dias é gigante. O esporte precisa da mídia para alcançar os torcedores e por isso a LNB e as emissoras estão de parabéns. Isso será muito importante para todos os atletas, principalmente os mais novos, que terão uma nova ferramenta para ganhar visibilidade”, comentou JP.

Já que JP Batista tocou no assunto juventude, ninguém melhor que Yago Mateus, de 19 anos, pode falar sobre o tema. Consumidor assíduo das redes sociais, o baixinho do Paulistano/Corpore destacou o ganho significativo de conteúdo que as mídias sociais terão com o aumento de plataformas de transmissão.

“Gosto muito de estar nas mídias sociais e esse aumento nas plataformas vai gerar ainda mais conteúdo. Esse é mais um jeito de divulgar seu trabalho para as pessoas e o NBB está fazendo isso de uma forma muito boa, expandindo para o mundo inteiro, assim todos estarão conhecendo o NBB. Sou de uma nova geração, não acompanhava tanto o NBB no começo, mas agora deu para sentir como tudo isso está crescendo. Estou feliz por vivenciar essa nova fase do NBB, o crescimento é enorme e é nítido que será ainda maior”, comemorou Yago.

Não há como negar que nada disso seria possível se não fosse o crescimento imenso que o NBB teve como produto, muito por conta dos aspectos de marketing, comunicação e experiência aos fãs. Foi exatamente esse o ponto destacado por Ricardo Fischer, armador do Corinthians.

“O NBB só chegou nesse ponto porque começou a enxergar o basquete como business. Antes muitos só enxergavam o basquete dentro da quadra, treinos, jogos, mas isso tem que ser visto como negócio mesmo. Além disso, o NBB foi criando uma credibilidade muito grande ano a ano, e o resultado está aí. Teremos basquete a semana inteira, só domingo de folga, com Fox, ESPN, Band, Bandsports, Face e Twitter. Se fossemos pensar a dez anos atrás, não tínhamos as mídias sociais que temos, atingindo a quantidade de fãs que atingimos. Todo mundo sai ganhando com isso, tanto atletas, os fãs e o basquete brasileiro em geral”, finalizou Ricardo Fischer.

As partidas transmitidas pela Band na rodada de abertura serão Paulistano/Corpore e Mogi das Cruzes/Helbor, às 13h35, e Universo/CAIXA/Brasília e Vasco da Gama, às 15h25. O primeiro duelo, que reeditará a decisão do último NBB CAIXA, também passará ao vivo na ESPN.

O NBB CAIXA contará com a participação de 14 equipes: Basquete Cearense, Sendi/Bauru Basket, Botafogo, Universo/CAIXA/Brasília, Corinthians, Flamengo, Sesi Franca Basquete, Joinville/AABJ, Minas Tênis Clube, Mogi das Cruzes/Helbor, Paulistano/Corpore, EC Pinheiros, São José Basketball e Vasco da Gama.

Assim como nas dez últimas edições, os 12 primeiros colocados na fase de classificação avançarão aos playoffs. No entanto, o sistema de disputa do mata-mata sofreu uma pequena alteração: desta vez, as oitavas de final serão disputadas em uma melhor de três, com os Jogos 2 e 3 disputados na casa da equipe de melhor campanha.

A partir das quartas de final será retomado o modelo das temporadas anteriores, com séries em melhor de cinco, com os Jogos 2, 3 e 5 realizados na casa da equipe mais bem classificada na primeira fase – assim como na semifinal e final.


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