compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Não há qualquer previsão segura de que os preços vão cair nos próximos meses; despesa continua elevada
As pessoas que têm carros se preocupam bastante com o preço de gasolina e do álcool e devem aprender a economizar.
Isso porque não há previsões seguras de que os preços vão abaixar nas bombas e, para quem tem que se locomover em veículo próprio, as perspectivas são de gastos em alta.
Atualmente, em Franca, os preços do litro da gasolina e do álcool estão em R$ 6 e R$ 4, respectivamente, na maioria dos postos de combustíveis.
Para ajudar os nossos leitores pelo menos a não aumentar os gastos, preparamos dez dicas para uma economia de combustível dos trajetos do dia a dia:
1. Pegar leve no acelerador
Esqueça de acelerações bruscas. O pé direito deve ser usado de forma progressiva.
2. Menos pé no freio
Se quiser economizar o combustível, não tenha pressa, tire o pé do acelerador com bastante antecedência para não precisar frear com muita força depois.
3. Computador de bordo
Tenha um computador programado para mostrar o consumo imediato de combustível e fique de olho nos números. Esse hábito vai fazer toda a diferença com o tempo.
4. Câmbio 1, 2, 3
Não é preciso trocar as marchas sem necessidade. Caso o carro tenha conta-giros, faça com que o motor trabalhe em rotação próxima.
Não deixe que o ponteiro chegue perto da rotação de potência máxima. Os carros modernos já têm um indicador do momento mais econômico para fazer a troca de marcha. Se o seu carro tem caixa de seis marchas, use a sexta marcha em rodovias.
5. Velocidade
Para poder economizar, é preciso dirigir mais lentamente possível sem, é claro, segurar o trânsito.
6. Postos e tipos de gasolina
Quando for possível, sempre abasteça em postos que você conhece e que são de confiança. A gasolina comum é só um pouquinho mais barata.
A diferença está somente na limpeza que o combustível faz no motor. Além do mais, hoje em dia a gasolina comum também traz um pouco de aditivo.
7. Revisões
O estado das velas precisa ser checado nas manutenções preventivas regularmente. Se não estiverem boas, o consumo aumenta.
8. Filtros
Troque os filtros aproximadamente a cada dez mil quilômetros. Eles também ajudam a economizar.
9. Calibragem
Calibre os pneus semanalmente para mantê-los com a pressão certa. Os pneus precisam estar frios na hora da calibragem.
10. Porta-malas vazios
Não carregue muito peso desnecessário e poderá sentir a diferença para dirigir e no momento de abastecer.