Com meio time da região e reforço da WNBA, Seleção Feminina dá início à preparação

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 24 de julho de 2024 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Equipe está se preparando para campeonatos como Mundial de Seleções

A Seleção Brasileira feminina está convocada para o Qualificatório do Pré-Mundial, em Ruanda, na África, entre os dias 19 a 25 de agosto, e o Sul-Americano na sequência, em Santiago, no Chile.

E com direito a novidade. Pokey Chatman, técnica, assistente e General Manager na WNBA por 14 temporadas seguidas, chega como consultora técnica trazida pela CBB para o início da restruturação visando o ciclo Los Angeles 2028.

No próximo trimestre, Pokey estará no Brasil para seguir com o planejamento para a próxima Olimpíada. No elenco, seis jogadoras da macrorregião, de Araraquara, da equipe do Sesi.

A Seleção

Neste torneio, de forma interina, o Brasil será comandado por Bruna Rodrigues, técnica com bagagem no basquete feminino adulto, dirigindo o Blumenau, e que está desde as categorias de base com a Seleção.

Bruna tem conhecimento das atletas do país convocadas, já que neste torneio não existe a possibilidade de usar jogadores que atuam no exterior. Cláudio Lisboa, do Foz Basquete, será auxiliar técnico. A direção é de Roseli Gustavo da Silva.

Supervisão

Léo Figueiró, técnico do Vasco no masculino, será o supervisor técnico, trazendo sua experiência internacional ao grupo. Léo foi assistente da Seleção masculina em uma Copa do Mundo com Aleksandar Petrovic e começou sua carreira em Rio Claro como técnico da equipe feminina da cidade.

Campeonato

Ao todo, 17 jogadoras se apresentam no dia 1º de agosto em Blumenau, para o início dos treinos. Vale lembrar que 12 viajam para Ruanda no dia 16 de agosto.

O novo torneio da FIBA terá 16 seleções em ação e que irão duelar pelo título que garante um posto no qualificatório para o torneio que ocorre na Alemanha, no segundo semestre de 2026.

O Brasil vai jogar em Ruanda, em grupo com Hungria, Filipinas, Senegal e Brasil. E cruza nas semifinais com o grupo que tem Ruanda, Argentina, Líbano e Reino Unido.

Apenas o campeão da competição se classifica. Mas quem não garantir agora um lugar no qualificatório, terá a chance via copas continentais em 2025.

Formato

Os Pré-Mundiais de Basquete Feminino da FIBA de 2026 envolverão 24 equipes, com os vencedores dos torneios de pré-qualificação do México e de Ruanda e mais 22 equipes determinadas pelos resultados nas Copas Continentais Femininas da FIBA de 2025, como a AmeriCupW 2025.

Um total de 16 nações, incluindo a anfitriã Alemanha, conseguirão seus ingressos e competirão na Copa do Mundo de Basquete Feminino da FIBA, como parte de um campo ampliado.

Competitividade

Esta expansão aumenta a inclusão e a competitividade e cria mais oportunidades para o basquete feminino, com 28 seleções nacionais femininas participando em competições globais este ano e 32 seleções no ano da Copa do Mundo em 2026, em linha com os números da Copa do Mundo masculina, apenas num formato diferente de disputa.

Quem é Pokey Chatman

Americana de Louisiana, 55 anos, Pokey Chatman tem 14 anos ininterruptos na WNBA.

É ex-treinadora do Chicago Sky e do Indiana Fever. Hoje é general manager e assistente técnica no Seattle Storm.


+ Basquete