Com foco no crescimento, Abicalçados participa de evento de associação britânica

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 24 de março de 2023 às 14:00
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Evento chama a atenção de compradores britânicos para a qualidade dos calçados brasileiros

Evento chama a atenção de compradores britânicos para a qualidade dos calçados brasileiros

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), representada pela gestora de Projetos da entidade, Letícia Sperb Masselli, participou, neste mês de março, do evento Going Global, promovido pela British Footwear Association (BFA).

O convite veio através do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados que a Abicalçados mantém em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Além de Letícia, o evento digital contou com uma apresentação do designer Diego Vanassibarra, brasileiro radicado no Reino Unido que migrou sua produção da Itália para o Brasil em busca de liberdade criativa e conforto.

Na oportunidade, Letícia apresentou o potencial da indústria calçadista brasileira, que exporta mais de 140 milhões de pares para cerca de 170 destinos.

Segundo a gestora, com a quinta maior produção de calçados do mundo, a maior fora da Ásia, o Brasil possui um cluster produtivo completo, onde se encontram todos os insumos necessários para a fabricação de calçados de qualidade, confortáveis e em consonância com os conceitos de sustentabilidade.

“Os fabricantes britânicos ficaram positivamente impactados, principalmente com a sustentabilidade da indústria calçadista brasileira, a flexibilidade produtiva para atender pedidos menores e a organização do cluster”, conta Letícia.

Outros assuntos abordados por Letícia são a plataforma de conexão de negócios com compradores internacionais BrazilianFoootwear.com e o programa de certificação ESG para a cadeia produtiva de calçados do mundo, o Origem Sustentável.

Letícia ressaltou que, no dia do evento da BFA houve um pico de acessos ao BrazilianFootwear.com e que recebeu três retornos de compradores britânicos interessados em fornecedores brasileiros.

O designer Diego Vanassibarra falou na sequência e destacou o case de sua marca homônima, que desenvolve calçados conceituais.

Segundo ele, foi preciso migrar sua produção da Itália para o Brasil, pois no país considerado o berço da moda mundial encontrou dificuldades com relação à criação, diante da falta de flexibilidade e interesse em desenvolver produtos verdadeiramente inovadores e conceituais. Além disso, o designer ressaltou que, no país europeu, não conseguia dar o conforto necessário ao seu produto, o que encontrou somente quando passou a produzir no Brasil.

“No Brasil encontrei solucionadores de problemas, dispostos a encontrar caminhos para viabilizar ideias”, disse.

Atualmente, o criador produz no Vale do Sinos, polo calçadista localizado no Rio Grande do Sul.


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