Com foco na prevenção ao suicídio, ações do Setembro Amarelo seguem em Franca

  • Entre linhas
  • Publicado em 7 de setembro de 2019 às 10:10
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:48
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

​Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que o suicídio é a 2ª principal causa de morte entre jovens

Dados da Organização Mundial da Saúde – OMS mostram que o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. Os mesmos dados ainda afirmam que cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida no mundo, a cada ano.

Mesmo se tratando de um grave problema de saúde pública, os suicídios podem ser evitados se identificado em tempo prévio. Justamente por isso, o Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) criaram em 2015, o “Setembro Amarelo”, campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. É neste mês que ações em diferentes esferas sociais e em todo o país buscam promover a saúde mental e dar destaque a centros que oferecem ajuda a quem precisa.

Em Franca, a mobilização teve início no último dia 03, com uma palestra do esportista e educador Jamil Gonçalves Costa, integrante do grupo Ame a Vida, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento dos Servidores, e segue até o dia 26.

Confira a programação da campanha em Franca a partir desta segunda-feira, 09 de setembro:

09/09 – Atividade voltada a atenção individual de cada servidor com o Grupo CVV

Local: Paço Municipal – 9h30

10/09 – Atividade voltada a atenção individual de cada servidor com o Grupo CVV

Local: Secretaria de Serviços e Meio Ambiente – às 9h30

11/09 – Atividade voltada a atenção individual de cada servidor com o Grupo CVV

Local: Sede da Secretaria da Educação – às 9h30

16/09 – Palestra: Qualidade de Vida com as Psicólogas Lauane e Natália

Local: CEFAP – às 9h30

17/09 – Palestra: Qualidade de Vida com as Psicólogas Lauane e Natália

Local: Secretaria de Serviços e Meio Ambiente – às 16 h

18/09 – Palestra: Qualidade de Vida com as Psicólogas Lauane e Natália

Local: Sede da Secretaria de Educação – às 9h30

24/09 – Encerramento com Atividade Física: Yoga com Natieli do Grupo Yoga para Todos – Local: Paço Municipal – 9h30 (levar uma canga)

25/09 – Encerramento com Atividade Física: Yoga com Natieli do Grupo Yoga para Todos – Local: Sede da Secretaria de Educação – às 9h30 (levar uma canga)

26/09 – Encerramento com Atividade Física: Yoga com Natieli do Grupo Yoga para Todos – Local: Secretaria de Saúde – às 16h – (levar uma canga)

O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado todo ano em 10 de setembro. A data é organizada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e tem a Organização Mundial da Saúde (OMS) como copatrocinadora. O objetivo do dia é conscientizar as pessoas ao redor do mundo que o suicídio pode ser evitado.

Durante o mês, monumentos em diferentes cidades também adotam a cor amarela em suas fachadas para dar visibilidade à causa. A cor amarela, segundo o site do CVV, representa a vida, a luz e o sol, simbolismo que reflete a proposta da campanha de preservar a vida.

Segundo a OMS, mais de 90% dos casos de suicídio estão associados a distúrbios mentais e, portanto, podem ser evitados se as causas forem tratadas corretamente. No Brasil, 32 brasileiros tiram a própria vida por dia, o equivalente a uma pessoa a cada 45 minutos. No mundo, ocorre um suicídio a cada 40 segundos. Por isso, ações preventivas são fundamentais para reverter essa situação.

O CVV aposta na educação e na conversa aberta sobre suicídio. “É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações”, defende o movimento em seu site.

O suicídio, segundo o CVV, é um ato de comunicação. “Quem se mata, na realidade tenta se livrar da dor, do sofrimento, que de tão imenso, parece insuportável”, diz a organização. Ao falar abertamente sobre o assunto, a pessoa com ideação suicida e quem estiver ao redor dela podem perceber os sinais e saber que existem serviços de ajuda.

Busque ajuda

No Brasil, o CVV oferece atendimento voluntário e gratuito 24 horas por dia a quem está com pensamentos suicidas ou enfrenta outros problemas.

A organização, uma das mais antigas do País, atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio por meio do telefone 188 e também por chat, e-mail e pessoalmente. Em Franca, os atendimentos também podem ser presenciais.

O posto do CVV em Franca funciona à Rua Carlos do Carmo, 419, Cidade Nova. Também é possível ter atendimento via WhasApp: (016) 9.9356-4774.


+ Saúde