Com corte de 50% na arrecadação, Sesc e Senac podem fechar 265 unidades

Serão mais de 10 mil demissões e redução de mais de 36 milhões de atendimentos em todo o Brasil

Postado em: em Economia

Projeção do prédio do Sesc de Franca, que agora corre risco

​A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) enviou a diversas autoridades estaduais e federais um documento que mostra o impacto do corte de 50% na arrecadação compulsória do Sesc e Senac em três meses.

O corte, definido pelo governo federal, irá provocar a demissão de mais de 10 mil trabalhadores em todo o país. Serão 265 unidades do Sesc e Senac fechadas no Brasil, com redução de mais de 36 milhões de atendimentos.

De acordo com o presidente da CNC, José Roberto Tadros, a redução dos atendimentos do Sesc e do Senac vai ocorrer em municípios que, em muitos casos, necessitam da infraestrutura dessas instituições para atendimento básico à população.

“Mais de 90% das unidades que poderão ser fechadas estão presentes em regiões que, muitas vezes, carecem da presença do governo".

Principalmente nestas localidades, os serviços que o Sistema Comércio oferece chega aos mais pobres, a parcela que sofrerá o maior impacto com fechamento”, afirma Tadros.

Para evitar o fechamento das unidades, a redução dos atendimentos e a demissão dos trabalhadores, a CNC preparou um plano de ações do Sesc e Senac no valor de R$ 1 bilhão

ao presidente da República, Jair Bolsonaro; aos ministros Paulo Guedes (Economia) e Luiz Mandetta (Saúde), e aos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia e do Senado, David Alcolumbre. 

Desse modo, a capilaridade das duas instituições, presentes em municípios carentes de estrutura para o enfrentamento do problema, poderia ser utilizada para reduzir os impactos da epidemia.

Lateral do prédio do Senac de Franca


O Sesc e o Senac estão em uma força tarefa para buscar apoio e não prejudicar principalmente os atendimentos às pessoas que contam com as entidades.

A informação é de que muitas famílias serão impactadas com corte de serviços. Os dirigentes das entidades estão trabalhando nesse momento de crise para não deixar de auxiliar as famílias carentes.

Os estudos apontam que também os empresários, colaboradores do comércio e também os próprios funcionários podem vir a sentir também reflexos.

IMPACTO NACIONAL

50% de corte na arrecadação compulsória em 3 meses

Sesc

144 unidades fechadas

6.670 colaboradores demitidos

Menos 33.516.306 de atendimentos, vagas e inscrições nos serviços oferecidos

Senac

121 unidades fechadas

3.540 colaboradores demitido

Menos 2.893.567 de atendimentos, vagas e inscrições nos serviços oferecidos


Artigos Relacionados