Autoestima é a imagem e a opinião, positiva ou negativa, que cada um tem e faz de si mesmo

  • COACH & LUZ
  • Publicado em 7 de julho de 2021 às 01:04
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Autoestima é a imagem e a opinião, positiva ou negativa, que cada um tem e faz de si mesmo. Pode ser construída a partir das experiências pessoais, das emoções, crenças, comportamentos, autoimagem e da imagem que os outros têm sobre nós.

Valor que você atribui a si próprio como forma de avaliação física e mental, além da questão de aceitação, que reflete nas nossas atitudes diárias e equilíbrio emocional.

Muitas vezes é definida a partir das experiências passadas, influencia os comportamentos atuais e determina como serão aqueles futuros.

Os três pilares da autoestima, na minha opinião:

Autoaceitação , Autoconfiança e Habilidade social

Algumas dicas para trabalhar sua autoestima:

Não busque pela perfeição

Não se compare aos outros
Admire as suas qualidades
Invista na sua saúde emocional e física

Foque no autoconhecimento

Seja mais realista em relação às suas expectativas
Aceite a sua dualidade. A sua luz e a sua sombra.
Pratique a resiliência sempre
Procure ter mais momentos dedicados a demonstrar seu amor próprio.

Sendo assim, eu, Eliana, preferi escolher me aceitar, honrar e respeitar meu passado.

Aos 46 anos, aceitar a minha dualidade. Me refiro a encarar a minha luz e a minha sombra, e extrair das duas partes somente o que for contribuição para dias melhores e de paz.

Depois disto, o exterior simplesmente passou a refletir o que tinha dentro.

Sabe aquela coisa, parece até estranha, quando você se olha e vê que está tudo tão agradável que te faz amar o que vê nos espelho?

Talvez a imagem já não reflita a jovialidade de que um dia ou a freguesa dos meus 16 anos, quando “fui miss”. O manequim já não era 38 e os cabelos já não mais com cachos delicados e sedosos.

Mas que hoje reflete a imagem de uma filha adotiva que se tornou mãe, amiga e avó, e que também aprendeu e ensinou nesta vida. Assim como ainda está em busca da sua melhor versão, a cada dia descobrindo valores e propósitos inabaláveis.

Hoje vejo no espelho minha “Missão de Vida” retratada nas marquinhas do tempo, e a certeza de que com esta imagem de Deus eu sou perfeita para “levar Luz” por onde for.

Houve um tempo em que eu me olhava no espelho e nada estava bom. Para mim tudo estava fora do lugar, tudo feio, caído. Passei anos em peregrinação por médicos e esteticistas buscando estar no padrão que eu julgava ideal, para agradar e me apresentar para os outros, pois, a opinião alheia comandava minha vida, ou melhor meu ser.

Passei por várias cirurgias estéticas e por vários procedimentos. Cirurgias estas exageradas e desnecessárias.

Adotei vários estilos e marcas, acompanhei a moda e as referências hollywoodianas, exibi todos os estilos e personagens das novelas, acreditando que se estivesse remediado por fora, estaria mais feliz por dentro, mas, na verdade, eu buscava a aceitação ou melhor, a autoaceitação.

Um dia a vida me levou ao extremo, e fiquei sem portas para bater. Buscando aprovação, uma voz me disse: “a resposta vem de dentro”! E foi ai que me aceitei e me respeitei. Me amei assim como sou. Agora os cuidados tem outro sabor, outro formato. Vem em doses de carinho, autoamor, autocompaixão e descontração.

Incrivelmente, agora as roupas já não me usam, sou eu que uso elas, hoje sou eu que dou vida às marcas, e realço as cores. Os modelos já não são os da moda, mas, sim, da moda que eu faço, que eu me encaixo, que eu sinto vontade de usar.

A roupa certa é aquela que eu olho no espelho e me encontro atrás do tecido, que eu me sinto a vontade, que está combinando com a minha alma.

A roupa certa é aquela que me deixa à vontade para vivenciar momentos. Que me deixam livre para ser simplesmente “Eu”, em qualquer lugar a qualquer hora.

Busquei luz em lugares sombrios e errados e travestia a falta com excessos, compras, coleções. E olha que foram muitas barbies, relógios, joias, miniaturas em bronze, cristais, canetas, livros, muranos, leques, chapéus, dentre outros.

Encontrei estas respostas e satisfações dentro do meu “Eu” e hoje me sinto feliz.

Me aceito, me permito, me entendo e aprendi que não preciso agradar a todos,. Hoje me permito dizer o que sinto, o que eu quero, com quem quero e quando quero estar. Deixei de dizer o famoso “amém” para falas e situações que não me agradavam.

Deixei de ser a boa amiga que tudo ouve e tudo entende para ser a amiga que também tem voz e opinião, com a alma limpa para ser o que sou, na minha verdade e do meu jeito.

Deixei de me esconder atrás das fotos e de procurar a roupa em um número menor. Desse modo, fechei algumas portas e outras foi necessário girar a chave duas vezes e jogá-la fora.

Àquelas interiores escancarei dando passagem para a melhor fase da minha vida. Descobri que o meu jeito é o jeito certo para a minha vida e como eu sempre digo: “tá tudo bem”.

A ESCOLHA É SUA

“Você pode curtir ser quem você é, do jeito que você for, ou viver infeliz por não ser quem você gostaria.

Você pode assumir sua individualidade ou reprimir seus talentos e fantasias, tentando ser o que os outros gostariam que você fosse.

Você pode produzir-se e ir se divertir, brincar, cantar e dançar, “ou dizer em tom amargo” que já passou da idade ou que essas coisas são fúteis, sérias e bem situadas como você.

Você pode olhar com ternura e respeito para si próprio e para as outras pessoas, ou com aquele olhar de censura, que poda, pune, fere e mata, sem nenhuma consideração para com os desejos, limites e dificuldades de cada um, inclusive os seus.

Você pode amar e deixar-se amar de maneira incondicional, ou ficar se lamentando pela falta de gente à sua volta.

Você pode ouvir o seu coração e viver intensamente ou agir de acordo com o figurino “da sua cabeça”, tentando analisar e explicar a vida antes de vivê-la.

Você pode deixá-la como está, para ver como é que fica, ou com paciência e trabalho conseguir realizar mudanças necessárias na sua vida e no mundo à sua volta.

Você pode deixar que o medo de perder paralise seus planos ou partir para a ação com o pouco que tem e muita vontade de ganhar.

Você pode amaldiçoar sua sorte, ou encarar a situação como uma grande oportunidade de crescimento que a VIDA lhe oferece.

Você pode mentir para si mesmo, achando desculpas e culpados para todas as suas insatisfações, ou encarar a verdade de que, no fim das contas, você é quem decide o tipo de vida que quer levar.

Você pode escolher o seu destino e, através de ações concretas caminhar firme em direção a ele, com marchas e contramarchas, avanços e retrocessos, ou continuar acreditando que ele já estava escrito nas estrelas e nada mais lhe resta a fazer senão sofrer.

Você pode viver o presente que a vida lhe dá, ou ficar preso a um passado que já acabou e que, portanto não há mais nada a fazer, ou a um futuro que ainda não veio e que, portanto não lhe permite fazer nada.

Você pode ficar numa boa, desfrutando o máximo de coisas que você é, e possui, ou acabar de tanta ansiedade e desgosto por não ser ou não possuir tudo o que você gostaria.

Você pode engajar-se no mundo, melhorando a si próprio e, por consequência, melhorando tudo o que está à sua volta, ou esperar que o mundo melhore para que então você possa melhorar.

Você pode celebrar a vida e a Deus que o criou, ou celebrar a morte, aterrorizado com a ideia de pecado e punição.

Você pode continuar escravo da preguiça, ou comprometer- se com você mesmo e tomar atitudes necessárias para concretizar o seu “Plano de Vida”.

Você pode aprender o que ainda não sabe, ou fingir que já sabe tudo e não precisa aprender nada mais.

Você pode ser feliz com a vida como ela é, ou passar o seu tempo se lamentando pelo que ela não é.

A ESCOLHA É SUA.

E o importante é que você sempre tem escolha. Pondere bastante ao se decidir, pois é você que vai carregar o peso das escolhas que fizer.”

TRECHO DO EBOOK, Autoestima e luz (Eliana Garrocini e convidadas)

Para baixar completo acesse:  https://goldmindbrasil.com.br/projeto-mudar-vidas/e-books/

𝑬𝒍𝒊𝒂𝒏𝒂 𝑮𝒂𝒓𝒓𝒐𝒄𝒊𝒏𝒊”A vida pede e você merece ser feliz e ter  resultados extraordinários!”


+