Felicidade, criatividade e produtividade são… ÓCIO CRIATIVO!

  • COACH & LUZ
  • Publicado em 9 de junho de 2022 às 00:15
  • Modificado em 9 de junho de 2022 às 21:38
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Já ouviu falar em ócio criativo? Apesar de muitas pessoas associarem essa expressão à preguiça, ela não tem nada a ver com isso!

Criada pelo renomado e de quem, eu confesso, sou grande admiradora e com quem tive o prazer de estar no início deste mês em Turim, na Itália, o sociólogo italiano Domenico de Masi, essa expressão fala sobre a importância de termos um tempo livre na rotina de trabalho ou estudo, o que pode favorecer a nossa criatividade. E mais do que isso, aproveitar o período de descanso, intercalando com momentos de satisfação e alegria, pode melhorar a nossa produtividade.

Em suma, o ócio criativo se refere a um alto nível de satisfação em todas as atividades do cotidiano, o que nos induz a termos boas ideias que podem ser úteis no trabalho ou nos estudos.

Pode até não parecer, mas o principal aliado da produtividade é o descanso. A nossa mente precisa de um tempo para relaxar, sintetizar tudo aquilo que foi aprendido e desenvolver novas ideias a respeito de algo.

Esse conceito foi desenvolvido por Domenico de Masi nos anos 1990, como uma resposta à insatisfação que sentia diante de um modelo de vida centrado na competitividade e na supervalorização do trabalho acima de tudo. Para ele, o ócio criativo existe para nos lembrar que o valor do trabalho não está só em gerar dinheiro, mas na geração de conhecimento.

Mas qual a importância do ócio criativo para a nossa vida, afinal?

Com mais satisfação, o ser humano é mais feliz, pleno em sua vida e criativo naturalmente. Ele teria ideias produtivas em todas as esferas e, consequentemente, mais sucesso em todas elas. Mas a fórmula só funciona com esse justo equilíbrio.

Interessante, concorda? Veja agora algumas dicas para aproveitar e estimular o seu ócio criativo em todas as áreas da vida e ter mais sucesso nelas.

ENTENDA OS LIMITES DO SEU CÉREBRO

O primeiro passo é entender que nem sempre os momentos de ócio criativo vão resultar em ideias geniais. Às vezes, relaxar em frente à TV ou olhar uma paisagem, não vai devolver nada além disso. O ócio não é uma obrigação, mas começa com o prazer de aproveitar os momentos de verdade. Se você encarar como um exercício ou uma demanda, vai acabar estressando o seu cérebro.

ESTEJA PREPARADO PARA ANOTAR AS IDEIAS

Se as ideias podem vir quando menos se espera, é imprescindível que estejamos preparados para elas. Então, que tal manter um caderninho sempre por perto? Registrá-las no bloco de notas do celular, ou, quem sabe, fazer gravações de voz no smartphone quando a inspiração vier?

RELAXE E FAÇA MEDITAÇÃO

Além do lazer clássico, essa parte do ócio criativo pode ser exercida com meditação. A prática proporciona relaxamento, esvaziamento da mente de preocupações e traz bem-estar, podendo ser importante aliado para o cérebro humano.

Ter um cantinho reservado na casa é um estímulo e um convite ao relaxamento.

COMO O ÓCIO CRIATIVO FUNCIONA NA PRÁTICA?

Para De Masi, se o ser humano passa mais tempo “não fazendo nada” do que trabalhando, é preciso aproveitar esses momentos de maneira criativa e prazerosa. O sociólogo afirma que não adianta forçar o cérebro quando ele já está cansado e saturado. No entanto, quando estamos felizes e estimulados mentalmente, as ideias tendem a chegar de forma inesperada.

Assim, em vez de levar trabalho para casa, separe os momentos de lazer ou relaxamento para descansar seu cérebro, obter mais bem-estar e estimular que suas ideias voltem a fluir. Com essa prática simples, você conseguirá ser mais:

– Feliz

– Criativo

– Produtivo

– Proativo

– Determinado

Como você viu, o ócio criativo pode ser um importante mecanismo para ajudar na criatividade e na produtividade de uma pessoa em vários campos de sua vida.

De acordo com Domenico De Masi, sociólogo que inventou o conceito, pessoas felizes e estimuladas no trabalho, no estudo e no lazer, de forma igualitária, estão sempre obtendo satisfação nesses campos e vivem em perfeito equilíbrio.

Um cérebro relaxado e satisfeito desenvolve mais ideias, inclusive em momentos em que menos se espera. Assim, tente ter uma vida balanceada e descansada e tenha sempre algo para anotar as superideias que podem vir dos seus momentos de ócio criativo.

Pronto para começar?

Eliana Garrocini

Coach & Luz


+