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Faz bem pouco tempo que as questões de gênero chegaram nas conversas do dia a dia, mas do mundo da moda elas participam há bastante tempo. Essa indústria sempre foi receptiva a ideias transgressivas, que desafiam os limites da autoexpressão. Agora, mais do que nunca, é possível perceber que a cada coleção que se lança se atenuam os limites entre o feminino e o masculino, um reflexo das discussões sobre gênero que invadiram o mundo da moda. Foi a partir da década de 80 que os estudos de gêneros passaram a abordar uma vertente que não incluía somente masculino ou feminino. Desde então, surgiu o termo não-binários, também denominados por estudiosos como ‘genderqueer’ ou agêneros. Por definição, são pessoas que podem se sentir transitando entre os dois gêneros, sem necessariamente estar em um deles. São indivíduos que resistem à normalização de gêneros. São pessoas cujos corpos denunciam uma resistência à imposição de normas.
Antigamente, no mundo da moda, usava-se o termo de unissex, que hoje em dia pouco se vê nas etiquetas e propagandas. Pois esse termo foi substituído pelo agênero, com peças universais, sem indicação de serem produzidas para homens ou mulheres especificamente, chegou ao universo dos perfumes e com assinatura de umas das maiores marcas do mundo: Gucci. Foi lançado agora no comecinho de agosto, pela primeira vez, um perfume neutro em gênero: Mémoire d’une Odeur. A campanha do perfume chamada ‘Memória de uma fragrância’, tem como rosto o cantor Harry Styles, que aparece com um diverso grupo de artistas, músicos, atores e modelos. A participação do cantor é extremamente assertiva, ele vêm se destacando ao desafiar as normas de gênero em seu vestuário, sendo um destaque no tapete vermelho ao usar tanto peças tido como tradicionalmente ‘femininas’ quanto ‘masculinas’. Além disso, já provou ser um super aliado da comunidade LGBT em seus shows.
O perfume compartilhável tem sua fragrância assinada por Alberto
Morillas, e tem como notas de topo Camomila e Amêndoa amarga; notas de
coração são Almíscar, Jasmim indiano e Jasmim; e as notas de fundo são
Sândalo, Cedro e Baunilha. E já pode ser encontrado no mercado
internacional com o valor de aproximadamente 120 dólares.