Contos perfumados da realeza

  • Aromas em Palavras
  • Publicado em 4 de julho de 2019 às 14:37
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:11
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As mais preciosas essências têm sido associadas a reis e rainhas. Tribunais têm sido invadidos pelos cheiros por séculos, mas talvez a aristocracia mais aromática tenha sido encontrada na corte do sultão de Deccan na era da Índia, de 15 a 1700, e na “Corte Perfumada” de Maria Antonieta e Luís XVI, no final do século XVIII. Ambas as cortes eram exageradas na suntuosidade dos lugares e jardins e na exuberância dos perfumes belamente preparados.

Nos palácios do sultão Ali Adil Shah II de Bijapur, o perfume reinou supremo. Tanto a poesia como a pintura da época continham contos aromáticos cheios de flores, mitologia, romance e saudade. A poesia estava ligada ao plantio de jardins aromáticos, informando a colocação de flores, plantas e árvores.

Há, por exemplo, o conto da flor Parijata,, a única flor arrancada diretamente do chão e entregue em oferenda aos deuses. Pa-rija-ta era uma princesa mortal que se apaixonou pelo Surya, o deus do sol que dirigiu sua carruagem de fogo através do céu de leste a oeste. Depois de um encontro na terra, e com a chegada do verão, seu calor divino tornou-se forte demais, e ele a abandonou quando a noite apareceu. Devastada, Pa-rija-ta seguiu o deus sol e foi queimada pelo seu calor. Os deuses tiveram pena dos amantes, e Pa-rija-ta foi reencarnada como uma árvore de jasmin em seu mais belo esplendor, que Surya visitava todos os dias, seus beijos causando a fragrância persistente da exuberante planta. Incapaz de suportar a visão do amante que a deixava, as flores da Pa-rija-ta abriam apenas à noite, derramando seu perfume em forma de lágrimas.

As menções de flores de cheiro doce na poesia e mitologia Deccan geralmente remetem à sensualidade e à excitação. Os jardins ao ar livre foram criados ao longo de riachos. As flores foram colocadas com grande cuidado ao lado uma da outra para que houvesse a mistura de aromas, tanto no calor diurno quanto no frescor da noite. A copa de coqueiros e cipreste que circundava o lugar proporcionava sombra para o sol forte, e o aroma seco de argila quente e as notas mais frias do patchouli, ou vetiver selvagem, foram colocadas embaixo, e libertavam um aroma verde. Bacias de água de rosas foram colocadas ao pé de árvores floridas, de modo a fazer com que as flores se abrissem por completo. As treliças de rosas aromáticas de cem pétalas, violeta, calêndulas de cem pétalas, flores de champa e notas estridentes de romã, laranja, figo e manga brilhariam durante o dia. O aroma duraria pelas longas noites, quando os jardins eram incendiados com madeira de pau de águila, frankincense, madeira de sândalo e velas perfumadas de âmbar. No jardim iluminado pela lua, encontravam-se os aromas inebriantes da dama da noite, jasmin, o jasmim e a tuberosa, a rainha das flores. O jardim, iluminado e artisticamente aromático, era de sensualidade, sedução e poesia.

A fragrância se infiltrava em todos os momentos da vida na corte e era considerada importante tanto para a saúde como para o prazer. A inalação desses perfumes deve ser preenchida com o equilíbrio de aromas que proporcionariam humores refrescantes e de aquecimento dentro do corpo, e, portanto, o perfume era visto como parte integrante do equilíbrio do espírito interno.

Os jardins palacianos e o quarto de dormir eram uma experiência
aromática e visual perfeitamente composta. Uma nota se levantava na
brisa, outra seguia em uma canção de fragrância e jogo de cor. Flores,
madeiras e ervas estariam intrinsecamente posicionadas para
engenhosamente zombar do aroma de certas notas inebriantes de um único
animal, como musk ou almíscar, âmbar e madeira. Rosas delicadas,
amarelos brilhantes, verdes, vermelhos furiosos e marrons profundos
criaram uma colcha de retalhos de cores ilustradas nas muitas pinturas
da época. O verde, o incenso, as velas e as flores frescas tornaram-se a
manifestação de um perfume vivo, respirante e imersivo. Nota por nota,
as fragrâncias encheram a imaginação, inspirando os sentidos, ressoando
acordes de fragrância, falando de arte sofisticada e uma devoção aos
prazeres de uma vida perfumada.​

*Esta coluna é semanal e atualizada às quintas-feiras.


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