Que tipo de vida você deseja viver? Uma vida plena, feliz, com prosperidade, abundância, amor, paz, saúde e realizações?
Deseja uma casa nova, um trabalho que lhe proporcione melhor remuneração, um negócio próprio, ter uma vida familiar em harmonia ou mesmo sorte no relacionamento?
Esse tipo de desejo é chamado de racional ou consciente. É aquilo que sabemos expressar, definir como certo para nós. Mas isso não basta. São os pensamentos que você foca – não só de forma consciente, mas inconscientemente – e o que você faz, que determina a vida que você tem.
Parece exagero? E se eu te disser que não é?
Atitudes e comportamentos negativos podem sabotar a prosperidade das pessoas, anular seus propósitos e deixá-las sem perspectiva prática para conquistá-los na vida.
Esses sabotadores são padrões mentais e emocionais que levam as pessoas à autossabotagem todos os dias, atrapalhando seu crescimento e as tirando de seu foco.
Mas o que são esses sabotadores?
São programações mentais que conspiram contra o nosso equilíbrio e paz interior. Podemos defini-los também como os sentimentos que lidamos internamente, além dos desafios externos do dia a dia. Eles se escondem em nosso íntimo de maneira tão disfarçada, que mal os reconhecemos.
E a procrastinação é um desses sabotadores da prosperidade. Ela é tão perigosa, que afeta a abundância e a plenitude de nossas vidas.
Mas porque procrastinar é assim, tão perigoso e prejudicial?
Primeiro, entenda o que é procrastinação. É o ato de adiar a realização de tarefas. Pode parecer algo normal e natural, mas a procrastinação é inimiga da riqueza e pode afetar o seu sucesso financeiro.
Isso mesmo! A procrastinação pode ser o que está impedindo você de viver o que você sonha.
Quem tem o costume de adiar tarefas, acaba adiando das atividades mais simples até as mais importantes que podem prejudicar a sua vida profissional e pessoal e inclusive viver o extraordinário de uma vida plena.
De onde vem a procrastinação?
O primeiro passo é entender de onde vem a sua procrastinação, de onde ela surgiu e os quais são os gatilhos mentais que te levam a comportamentos procrastinadores.
Observe em quais situações você mais procrastina, quais dessas situações você se sente mais confortável para adiar tarefas.
Observe também quais são os seus refúgios quando você está procrastinando, quais são as atividades que você realiza quando está adiando tarefas importantes.
Qual o motivo da procrastinação? Preguiça? Cansaço? Pressão? Medo? É importante identificar quais são os principais motivos pelos quais você procrastina.
Assim, você consegue entender o problema pela raiz dele e focar em resolver de forma mais efetiva.
Mas como procrastinar pode afetar o meu sucesso financeiro?
O ato de procrastinar está ligado a prazeres imediatos. Nós estamos dispostos a sentir prazer imediato, mesmo que essa atividade atrapalhe no futuro. Por isso, muitas pessoas se sentem bem procrastinando, pois investem o seu tempo em atividades que trazem alegria e adiam atividades necessárias que contribuem com a sua vida a médio e longo prazo.
Outras pessoas se sentem à vontade ao procrastinar porque estão acostumadas a trabalhar sob pressão. Essas pessoas têm uma falsa sensação de que estão sendo mais produtivas ao deixarem as atividades para última hora.
Mas é importante frisar que cada caso é diferente, cada pessoa tem suas especificidades em relação a comportamentos como a procrastinação.
Por isso, é importante ter autoconhecimento nessa jornada de busca por uma produtividade maior em busca da riqueza.
Uma coisa é certa: se você deseja almejar realizar todos os seus sonhos e desejos, não pode fugir da responsabilidade sobre a sua trajetória. Adiar suas responsabilidades e ações retarda o andamento de suas conquistas.
Entenda…
Há um sentimento que não foi compreendido por trás da procrastinação. O que fazer para vencer e superar essa barreira? Entender os nossos sentimentos é o grande problema. Então, o que fazer? Eu devo me perguntar por que estou fazendo isso, qual é o sentimento que motiva essa procrastinação.
Afinal, o grande segredo do sucesso é fazer as perguntas certas para si mesmo. Quando você se faz as perguntas certas, a sua mente precisa dar as respostas adequadas. Então, feche os olhos e questione: por que estou procrastinando tanto? É por medo de ser julgado? Falhar? Falir o meu negócio?
De onde vêm esses medos? Todas as emoções possuem razões para existir. No entanto, a maioria dos pais não preparou a gente para lidar com as emoções. Muito pelo contrário! Eles tentaram mostrar que o melhor caminho seria sempre esconder esses sentimentos. Por isso, nós não temos essa compreensão e fica tão difícil fazer essa reflexão interna a fim de descobrir o que está havendo. Só que vale lembrar que esse também foi o tipo de programação que os nossos pais receberam nas suas respectivas infâncias.
O que acontece ao tirar o foco do sentimento? A gente sempre arruma alguma coisa insignificante para se ocupar, algo menos doloroso de ser feito. Ou seja, a gente desvia a atenção quando se sente desconfortável. E quando eu não sei lidar com essa emoção, tudo desmorona. Se eu sei lidar, eu começo a procrastinar e me atento a isso.
Assim, eu percebo que algo está estranho, olho para dentro de mim mesmo e busco corrigir esse sentimento que está me impedindo de progredir. Quando eu faço isso, já não preciso mais desviar o foco. E aquilo que era dolorido se transforma em algo fácil de ser realizado.
No fim das contas, você precisa reassumir o controle de sua vida que ainda está nas mãos das suas emoções. Quem está no controle é o medo de fracassar, o medo de ser rejeitado, de falhar entre outros temores. E tudo o que você faz é na condição do que carrega no seu coração.
Daqui por diante, o que a gente precisa fazer é recuperar esse controle e ficar à frente da própria jornada. Então, nós precisamos entender que o objetivo não é controlar todos esses sentimentos, mas dar uma nova interpretação e ressignificação para quebrar esse padrão emocional que está travando a nossa evolução, a nossa prosperidade e até mesmo a nossa evolução pessoal.
Se você precisar de ajuda nesse processo, eu te indico a Sessão de Clareza, uma metodologia desenvolvida por mim e comprovadamente eficiente. A partir dela você vai conseguir enxergar tudo o que vem te impedindo de forma inconsciente de ser a sua melhor versão: deixar a procrastinação de lado e assumir o controle da sua prosperidade e felicidade.
Você está pronto para ter uma vida que você deseja e merece?
Eliana Garrocini
Coach & Luz