21 de setembro – Dia da Árvore

  • OAB Franca
  • Publicado em 21 de setembro de 2022 às 21:12
  • Modificado em 21 de setembro de 2022 às 21:12
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

21 de setembro – Dia da Árvore.

 

Neste dia 21 de setembro, é comemorado o Dia da Árvore. É uma data muito significativa, para a conscientização do quanto elas são fundamentais e indispensáveis para nossas vidas e para o nosso planeta.

Historicamente, a árvore já teve um papel muito importante na sociedade brasileira como moeda de troca. Em meados de 1500, os colonizadores portugueses trocavam as mercadorias e bugigangas europeias pela madeira da árvore Pau Brasil, esta que possui um corante avermelhado no interior do seu tronco, que era utilizado para tinturas de tecidos da nobreza. Sua madeira era dura e resistente, e com isso era utilizada na fabricação de móveis e instrumentos musicais, tornando essa árvore um objeto com alto valor de mercado.

O Pau-Brasil, cujo nome científico é Caesalpinia echinata, foi declarada como árvore nacional, no dia 7 de dezembro de 1978 pela Lei nº 6.607, e inspirou o nome do nosso país, Brasil.

A árvore desempenha um papel importante na natureza, através da fotossíntese, o qual retira o gás carbônico (CO2) liberado em nossa respiração e ao final do processo, o transforma em oxigênio (O2) para a atmosfera, portanto ela realiza um papel purificador de ar.

Trata-se de uma grande riqueza natural, a qual proporciona o controle da temperatura e da umidade do ar, melhor qualidade dos mananciais de água, contribuindo com a manutenção da biodiversidade, do solo produtivo que nos oferece alimentos, matérias prima para diversos seguimentos industriais, como por exemplo a madeira na construção civil, a celulose na indústria de papel e os extratos medicinais retirados de plantas para a indústria cosmética e farmacêutica, além de contribuir com sua exuberante beleza, alegrando tudo ao seu redor.

Nas florestas e principalmente nas cidades, as árvores possuem um papel singular, reduzindo níveis de ruídos, criando sombras, diminuindo riscos de enchentes, melhorando a qualidade do ar, diminuindo o efeito solar com a redução da temperatura, oferecendo um ambiente fresco e menos poluído, contribuindo para nossa saúde mental e física, com bem-estar a todos os animais e seres humanos.

Então, para o nosso bem, devemos plantar mais árvores em nossa cidade? Sim. Parece ser algo simples, mas é extremamente complexo. É importante procurar a Secretaria do Meio Ambiente para verificar as diretrizes e critérios para a arborização, observando as espécies autorizadas, assim como os locais permitidos para o plantio. Deve ser respeitada as informações técnicas, para que as árvores possam obter seu bom desenvolvimento, não gerando riscos aos seres humanos e não causando impacto negativo a fauna e flora da região.

Contudo, qual é a nossa principal preocupação? O desmatamento. Infelizmente, a exploração das árvores vai muito além do permitido e do necessário, prejudicando nosso ecossistema, e consequentemente tudo que deriva dele.  Por esse motivo, a grande importância da preservação de todas as espécies no nosso meio ambiente.

Por fim, é fundamental que as árvores sejam preservadas, e que campanhas de reflorestamento e educação ambiental sejam incentivadas, com reflexões a respeito do quanto nossos hábitos diários refletem na destruição da natureza. Proteger o meio ambiente é papel de toda a sociedade, sendo fundamental que cada um faça sua parte, com envolvimento efetivo das pessoas, para que as próximas gerações consigam viver em um planeta ainda tão bonito e saudável quanto temos hoje. O nosso presente e futuro depende de nossas ações, hoje, agora e sempre! Vamos juntos?

 

Por:

Dra. Barbara Navarro Miranda

Dr. Alex do Vale

Dra. Andreia Taveira Pacheco

Comissão do Meio Ambiente e de Defesa dos Direitos dos Animais. OAB Franca


+