Colombianos e árabes buscam calçado brasileiro por preço e qualidade

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de novembro de 2018 às 21:02
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:10
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O mês de novembro promete ser de oportunidades de negócios para os calçadistas brasileiros

Entre os dias 12 e 21, estarão no Brasil compradores dos grupos Chalhoud, dos Emirados Árabes Unidos, da Totto e da Calzados Bata, da Colômbia.

A vinda dos estrangeiros, por meio do Projeto Comprador Vip, será viabilizada através do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). 

Além de agendas em fábricas gaúchas e de São Paulo, que não tiveram os nomes divulgados, a iniciativa prevê a participação dos importadores colombianos na feira Zero Grau, que acontece em Gramado/RS entre os dias 19 e 21 de novembro. 

A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Paola Potin, ressalta que os grupos selecionados são qualificados e possuem grande importância nos respectivos mercados de atuação, sendo que o Totto está presente em outros 55 países, além da Colômbia.

“Existe um potencial muito importante e que deve ser aproveitado pelas marcas brasileiras que participarão das agendas e encontros”, projeta, ressaltando que a Totto possui mais de 700 lojas, sendo 320 desses fora do país de origem. 

A segunda empresa daquele país que vem ao Brasil é a Bata, que conta com 12 lojas e trabalha com produtos de maior valor agregado, acima de US$ 20 o par (no Brasil, o preço médio do calçado embarcado é US$ 8). 

Já o grupo Chalhoud, dos Emirados Árabes Unidos, participa de agenda em fábricas da região uma semana antes da feira gaúcha. “Trata-se de um importante player naquele mercado, que tem mais de 500 lojas e importa mais de US$ 1 milhão por ano, especialmente de grandes marcas francesas e italianas”, conta Paola, acrescentando que a vinda da empresa é fruto de matchmaking – serviço para identificação de potenciais compradores internacionais – realizado pelo Brazilian Footwear. 

Mercados
Tanto a Colômbia como os Emirados Árabes Unidos são importantes mercados para o calçado brasileiro. Entre janeiro e setembro deste ano, os colombianos importaram quase 5 milhões de pares verde-amarelos, número estável em relação ao mesmo período de 2017. Já os Emirados Árabes Unidos receberam mais de 760 mil pares no período, queda de 19% em relação a igual interim do ano passado. 

Zero Grau
Com mais de mil marcas expositoras, a Zero Grau acontece no Serra Park, e apresentará as coleções de outono-inverno para milhares de lojistas, parte deles de fora do País. “A feira irá se realizar após toda a instabilidade de mercado que acontece num período pré-eleitoral.  Os negócios da indústria calçadista nesta feira irão acontecer já com um novo panorama político que terá novos cenários econômicos. Estamos sentindo esta expectativa junto aos nossos expositores”, prevê o diretor da promotora do evento, Frederico Pletsch. ​


+ Economia