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Ambos os países estão entre os principais compradores de sapatos produzidos no Brasil
Ambos os países estão entre os principais compradores de sapatos produzidos no Brasil
Tendo caído três posições no ranking de destinos do calçado brasileiro no exterior (de 5º para 8º destino), a Colômbia é considerada um mercado relevante para o calçado brasileiro, principalmente para empresas que estão menos adiantadas no processo de exportação.
Segundo a Abicalçados, o Brasil representa quase 10% das importações totais de calçados daquele país e tem potencial de crescer ainda mais devido às proximidades geográficas, que facilitam a logística, e culturais.
Em 2022, as exportações de calçados verde-amarelos para lá somaram 10,22 milhões de pares, que geraram US$ 43,8 milhões, queda de 3,4% em volume e incremento de 29% em receita em relação a 2021.
Chile
Visando a abertura estratégica do mercado chileno, o Brazilian Footwear apostará naquele mercado para o próximo período. Conforme levantamento da Inteligência de Mercado da Abicalçados, o Brasil responde por apenas 3,4% das importações de calçados do país.
Segundo a Abicalçados, na América Latina, o Chile é o quarto principal destino dos calçados brasileiros e importa muito produto de maior valor agregado (35% é couro).
No ano passado, foram embarcados para lá 3,64 milhões de pares, que geraram US$ 49,6 milhões, altas tanto em volume (24,8%) quanto em receita (52,5%) em relação a 2021.