Coleta seletiva em Franca completa três semanas com ótimos resultados

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 28 de agosto de 2020 às 00:38
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:09
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Coleta seletiva completa 3 semanas no sábado, 29, e vem sendo realizada de segunda a sábado em 317 bairros

A coleta de materiais recicláveis em Franca (seletiva) completa neste sábado, 29, três semanas de efetiva prática em sua nova fase, a partir do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), firmado entre o Ministério Público, a Prefeitura e a Cooperativa dos Catadores de Recicláveis. 

Mais de 30 pessoas realizam o trabalho de separação na Central de Triagem instalada no Distrito Industrial, que também passou por adequações gerais, estabelecidas no Termo de Ajustamento de Conduta.

Além das adequações físicas, os trabalhadores contaram com o fornecimento de equipamentos de proteção pela Prefeitura, aliado a uma capacitação prévia feita através da Vigilância Sanitária.

A boa notícia nesses quase 20 dias de coleta diária de segunda a sábado, é que o volume de produtos recicláveis apanhados pelos 4 ou 5 caminhões envolvidos nesse trabalho feito durante o dia (das 7 h às 16 h) e à noite (das 18 h às 22 h), vem se mantendo. E com materiais de boa qualidade. 

Diana Angélica, presidente da Cooperativa de Recicláveis pede aos moradores que procurem se habituar aos dias e horários médios da semana que os caminhões passam em seus bairros e realizem a separação do lixo comum da casa, daquilo que é reaproveitável, garrafas pets, plásticos, papelão, latarias em geral (devem ser lavadas antes), entre outros.

Máscaras e materiais de saúde​

Uma orientação é que não seja colocado entre os recicláveis máscaras, luvas e demais produtos de saúde. 

Além de não serem aproveitáveis, podem disseminar o vírus da Covid-19, agravando ainda mais o quadro sério que a cidade vive. 

Vidros quebrados também devem ser colocados em caixas de papelão ou envoltos em jornais, de maneira a não acarretar risco aos coletores e ao pessoal que realiza a triagem.

A coleta seletiva na cidade está sendo realizada em 317 bairros, cuja programação dos dias pode ser conferida no site da Prefeitura: www.franca.sp.gov.br. 

De acordo com a dirigente a Cooperativa há espaço para aumentar o volume coletado, bastando que as pessoas se habituem a fazer mais a separação nas suas casas. 

Na medida que isso ocorrer vai diminuir a carga diária levada ao Aterro Sanitário, ganha o meio ambiente e os integrantes da Cooperativa que terão mais produtos a serem processados e comercializados.

Informações com Diana, tel. 99131-7613.


+ Serviços