Cocapec e AMSC revelam os melhores cafés da região nesta quinta, 01/11

Concurso de Qualidade do Café da Região da Alta Mogiana é um dos mais tradicionais do país

Postado em: em Agronegócios

O Concurso de Qualidade do Café da Região da Alta Mogiana, é um dos mais tradicionais do país e conhecerá os seus vencedores nesta quinta-feira, dia 1º de novembro, em uma cerimônia em Franca.

Este ano, o certame premiará os cinco primeiros da categoria Natural e cinco do Microlote.

Para escolher os campeões, uma comissão formada por renomados juízes nacionais e internacionais fez o julgamento das amostras nos dias 30 e 31 de outubro.

Este ano foram inscritos 193 cafés. A pré-seleção ocorreu em setembro, quando os lotes foram avaliados de acordo com o protocolo da SCA (Associação de Cafés Especiais – sigla em inglês), que padroniza o trabalho de classificação/degustação em todo o mundo. Após esta etapa passaram para a próxima fase 61 amostras que tiveram acima de 84 pontos.

De acordo com o Q-grader da Cocapec, Higor Brotifixi, este ano as amostras estão com um perfil sensorial variado, “esperávamos uma predominância de grãos frutados, mas não ocorreu, encontramos durante a pré-seleção diversas bebidas, e isso se deve a participação de produtores de toda a nossa região, uma surpresa muito positiva”.

Nesta quinta-feira, 1º de novembro, ao longo do dia, acontece a ‘Rodada de Negócios’, quando empresas têm a oportunidade de adquirirem os lotes campeões. Com isso, os preços pagos por saca podem superar os R$ 2 mi.

O Concurso de Qualidade do Café da Alta Mogiana é realizado pela Cocapec (Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas) e a AMSC (Associação de Cafés Especiais da Alta Mogiana).


Artigos Relacionados