Coach francana lamenta a morte de Domenico Masi, de quem foi seguidora

  • Robson Leite
  • Publicado em 9 de setembro de 2023 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Eliana Garrocini é uma profissional que foi discípula de Domenico Masi, estando presente em vários cursos e eventos do sociólogo

A coach francana Eliana Garrocini lamentou a morte do filósofo Domenico Masi, ocorrida neste sábado, em Roma, na Itália.

Garrocini é uma profissional que foi discípula de Domenico Masi, estando presente em vários cursos e eventos, inclusive no último “Economia e fellicità: un binomio possibile?”, realizado em Turim, na Itália, no início de agosto do ano passado.

Junto de outros nomes de expressão, como Antonella Dele Fave, médica especialista em Psicologia Clínica e professora de Psicologia da Universidade de Milão; e o professor de Economia Política, Stefano Zamagni, De Masi abordou como o ócio criativo pode contribuir para a felicidade coletiva.

O evento de Turim, realizado no Polo Culturale Lombroso 16, em um final de tarde de primavera (italiana), reuniu profissionais de grande expressão em torno dessa temática que vem sendo defendida por De Mais.

Palavra da coach

“O que aprendi com ele foi que, embora não pareça, ter uma vida financeira equilibrada e felicidade ao mesmo tempo, é completamente possível”, destacou Eliana Garrocini.

“Domenico mencionava sobre as possibilidades que as pessoas não enxergam de serem felizes, porque falta olharem para si mesmas e à sua volta”, observa Eliana.

Ela conta que uma das frases de Domenico Di Masi que mais a marcou foi: “As pessoas têm feito ao longo do tempo muitas coisas que não tem contribuído com a felicidade coletiva; cada um precisa aprender a fazer sua própria felicidade individual e viver seus processos evolutivos para colocar isso na sociedade”.

A filosofia de Domenico di Masi está presente na metodologia que a francana desenvolveu. “É um dos pilares que aplico em todos os meus projetos e atendimentos”, diz Garrocini.

O que é “ócio criativo”

Ócio criativo, já ouviu falar sobre isso? Muita gente imagina que seja uma expressão “bonita” para dar nome à preguiça.

Se você é uma dessas pessoas, esqueça isso, o ócio criativo surgiu através do sociólogo italiano Domenico De Masi, que tinha a intenção de explicar de que forma o tempo livre — ou, na verdade, um equilíbrio razoável e justo entre o estudo, o trabalho e o descanso — impactava positivamente a capacidade criativa.

Trabalho, satisfação, alegria

Ele defende que a satisfação e a alegria têm o potencial de elevar as habilidades inventivas e adaptativas, o que, por sua vez, contribuía para uma melhor performance.

Desse modo, embora seja até bastante comum que haja uma equivocada associação do ócio com não fazer nada, isso é repouso.

Trata-se, na realidade, de uma maneira de retomar o fôlego, esvaziando a mente, revigorando o cérebro e renovando as energias. Uma tríade alternada e assertiva acontece com leveza e equilíbrio.

TRABALHO – para criar riqueza

ESTUDO – para criar conhecimento

DIVERSÃO – Para criar bem estar

Ou seja, é ter a atividade laboral com intervalos onde se diverte, aprende e ganha para isso.


+ Comportamento