compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
O BB se tornou o primeiro banco a lançar o serviço de saques pelo aplicativo de mensagens
Depois de lançar
consultas e permitir transações financeiras pelo WhatsApp, o Banco do Brasil
(BB) tornou-se o primeiro banco a lançar o serviço de saques pelo aplicativo de
mensagens. A ferramenta dispensa o uso de cartão para concluir a operação.
As retiradas estão limitadas a R$ 300 por dia, sempre em valores
múltiplos de R$ 10. Para iniciar a operação, o cliente inicia uma conversa pelo
WhatsApp com o número (61) 4004-0001, digitando “saque sem” ou “saque sem
cartão”. O chatbot
(assistente virtual ativado por inteligência artificial) perguntará o valor do
saque, cabendo ao cliente digitar a senha do cartão para confirmar o saque.
Com o código informado pelo assistente virtual, o cliente deve dirigir-se
a qualquer terminal de atendimento do Banco do Brasil. O código tem validade
até as 23h59 do dia do pedido.
Segundo a
instituição financeira, a solução é totalmente segura porque as mensagens são
criptografadas de ponta a ponta, impedindo o rastreamento por terceiros.
Com o serviço de saque, os clientes
do BB podem fazer 15 tipos de transações pelo WhatsApp. Em junho, o banco
lançou as consultas de saldo e de extratos pelo aplicativo. Em outubro, foram
iniciadas as transações financeiras, com serviços como transferência entre
contas e recarga de celular.
No fim de novembro, o BB passou
a oferecer a recarga do Bilhete Único de transporte coletivo para os moradores
do município de São Paulo. Desde o lançamento do piloto, o banco
registrou mais de 200 mil operações de recarga.
Inteligência
artifical
Desde 2017, o Banco do Brasil utiliza
o Watson, assistente de inteligência artificial desenvolvido pela empresa IBM,
para ajudar os funcionários a resolver os problemas dos clientes. Em agosto de
2017, a tecnologia começou a ser usada para dar suporte aos pedidos dos
clientes no Facebook Messenger. O assistente virtual responde usando uma
linguagem natural e aprende constantemente com base nas interações dos
usuários. Em todos os aplicativos, o cliente passará a ser ajudado por um
funcionário do BB caso seja necessário atendimento humano.