Clericot... uma boa ideia para refrescar o seu verão

Postado em:

Nesta época do ano, muitas pessoas tiram férias ou mesmo curtem mais os clubes e piscinas, aproveitando o calor e o horário de verão.

Quando a temperatura está muito alta, uma ótima ideia é se refrescar com Clericot (se pronuncia clericô). Você conhece ou já experimentou?

Esta é uma bebida de origem francesa,feita com vinho branco ou espumante, que tem a cara do verão, de reunião com amigos, de boas risadas, ou mesmo de um aperitivo antes de um bom jantar acompanhado pelo seu vinho favorito.

Ideias como estas aparecem em países que tem tradição em tomar vinho, mas onde o calor do verão as vezes pede mais opções além dos vinhos roses , tintos, brancos e espumantes. Como o caso do “Tinto de Verano” na Espanha.

Não, eu não estou querendo trocar o nosso vinho por um “coquetel de frutas e vinho/espumante”. Esta é mais uma opção para tomarmos vinho, e para as pessoas que ainda não tomam, por achar forte , é uma ótima opção mais leve e refrescante.

Posso confessar que tomei em um restaurante japonês em Porto Alegre e a harmonização ficou muito interessante.

Para os que gostaram da ideia, segue uma das receitas:

Ingredientes:

  • 1 garrafa de Vinho branco/espumante seco
  • 2 xícaras de frutas de sua preferência picadas
  • 2 doses de licor de laranja
  • Gelo picado
  • Açúcar a gosto

Como preparar:

Em uma jarra bem bonita, coloque as frutas e o licor de laranja, deixando-as absorver o sabor. Aí, acrescente o vinho escolhido gelado e o gelo picado. Se achar necessário, coloque açúcar a gosto. Ao servir, deixe disponível uma colher para as pessoas pegarem as frutas que preferirem.

Esta é uma das várias receitas, eu particularmente prefiro com pouco açúcar.

Convide os amigos e aproveitem.