compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Evento é chance de produtores, jovens rurais, instituições e autoridades se capacitarem, trocarem experiências e conhecerem as novidades

Produtores rurais, instituições e autoridades se reunirão durante o 2º Encontro Interestadual de Agricultura Orgânica e Turismo Rural, no dia 27 de março, para discutir e difundir práticas sustentáveis, com foco na produção orgânica e no turismo rural.
O encontro será realizado no Portal Beija Flor, em Claraval, das 9h às 18h, e tem como objetivo apresentar iniciativas governamentais, técnicas inovadoras e oportunidades para fortalecer a agricultura familiar, gerar emprego e renda, e promover a diversificação da produção agropecuária.
O evento é realizado pela Coorgânica, Emater-MG, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Prefeitura de Claraval, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Governo Federal, Sebrae-SP e Sebrae-MG.
Os interessados podem se inscrever pelo link (clique aqui).
Primeiro encontro foi em Franca
A primeira edição do evento, realizada em Franca, contou com mais de 200 participantes. A expectativa é que o evento deste ano receba 300 pessoas.
Entre os temas a serem abordados, destacam-se a produção orgânica como alternativa viável para agregar valor aos produtos agropecuários, além de contribuir para a preservação do meio ambiente.
O turismo rural será apresentado como uma oportunidade para diversificar a renda das propriedades, gerar empregos e atrair visitantes interessados em experiências autênticas no campo.
“O evento apresentará a possibilidade de integração entre a agricultura orgânica e o turismo rural, destacando o benefício econômico que o produtor pode obter com a diversificação de negócios na propriedade rural, visando a geração de renda”, explicou Sabrina Cáris de Oliveira, presidente da Coorgânica.
Agricultura orgânica
Sabrina ressaltou ainda os objetivos do 2º encontro. “O evento vai apresentar aos agricultores e participantes algumas práticas possíveis no manejo da agricultura orgânica, incentivar o turismo em áreas rurais, valorizando a cultura local, além de apresentar o Programa de Crédito Fundiário e as possibilidades de certificação da produção agrícola no manejo orgânico e agroecológico”, finalizou.
Para Enes Pereira Barbosa, engenheiro agrônomo da Emater-MG, a ideia é mostrar uma agricultura mais sustentável.
“O evento tem o papel de impulsionar o desenvolvimento da região, apresentando as iniciativas governamentais para a produção orgânica e o turismo rural, difundindo técnicas sustentáveis, mostrando o potencial de geração de renda, emprego e diversificação que essas áreas oferecem, além de apresentar os canais de comercialização e o Crédito Fundiário, e fortalecer a agricultura familiar orgânica por meio da Coorgânica”, explicou.
Agroecologia
Idelberto Miranda, assistente agropecuário e chefe da Casa da Agricultura de Santo Antônio da Alegria/Regional Franca, também falou sobre o evento.
“A agroecologia cria oportunidades para a produção de alimentos saudáveis, gera emprego e renda, conserva a qualidade do solo e das águas, protege a biodiversidade, promove a sustentabilidade, a segurança alimentar e o desenvolvimento social. Aumenta a produção de alimentos saudáveis, valoriza a agricultura familiar e os produtores, além de fortalecer a economia local”, completou.
João Paulo Arciprete, consultor de negócios do Sebrae-SP, destacou a parceria. “Destaco a complementaridade das atuações das instituições que integram este evento. Temos assistência técnica, acesso a políticas públicas, gestão da propriedade rural, ESG, inovação, entre outros aspectos. Garantias da segurança alimentar, fortalecimento da agricultura familiar e meio ambiente.”
A analista técnica do Sebrae Minas – Microrregião de Passos, Carolina Alvim, fala sobre a importância da iniciativa.
“O Encontro é uma oportunidade essencial para fortalecer o diálogo entre produtores, especialistas e instituições. O evento promove a troca de conhecimento sobre práticas sustentáveis, incentiva o turismo rural como vetor de desenvolvimento e reforça a importância da agroecologia para a economia local. Além disso, aproxima os produtores de novas tecnologias e mercados, contribuindo para a valorização dos alimentos orgânicos e para o fortalecimento das comunidades rurais”, completa.
Serviço
2º Encontro Interestadual de Agricultura Orgânica e Turismo Rural
Data: Quinta-feira, 27 de Março de 2025
Horário: das 9 as 18 horas
Onde: Portal Beija Flor, Estrada Municipal Prefeito Agostinho Carlos da Silva, S/N, Sentido do Bairro Agudos, no fundo do Bairro Cidade Nova, em Claraval
Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe9OjXcNuzjZ0Uno2h3A-BMTEj2UWcye-DcJGYL2HwPLWjLdw/viewform