Cientistas encontram bioativos na chia que podem reduzir risco de AVC

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 3 de setembro de 2024 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pesquisadores da Universidade Estadual de Oregon (EUA) fizeram o sequenciamento genético da chia para compreender o potencial da semente

 

Chia é repleta de benefícios nutricionais e propriedades medicinais – foto Freepik

 

Cientistas da Universidade Estadual de Oregon, nos Estados Unidos, descobriram que a chia contém genes poderosos, relacionados a benefícios nutricionais e propriedades medicinais que podem contribuir para o tratamento de várias doenças, entre elas a hipertensão e a diabetes tipo 2.

A chia geralmente é consumida com iogurtes, frutas, vitaminas e panquecas.

A semente é conhecida por ser rica em fibras, gorduras saudáveis e proteínas, que ajudam a manter a saúde intestinal, facilitam o ganho de massa muscular e fortalecem os ossos.

O novo estudo é o primeiro a fazer uma análise detalhada do genoma vegetal, com foco nos benefícios à saúde humana.

Os pesquisadores encontram ativos farmacêuticos para tratar do câncer à pressão alta. Os resultados foram publicados na revista Frontiers in Plant Science, em dezembro de 2023.

Sequenciamento genético da chia

Ao fazer o sequenciamento genético da chia, os pesquisadores da Universidade Estadual de Oregon encontraram 29 genes envolvidos na biossíntese de ácidos graxos poli-insaturados e 93 genes que auxiliam na propriedade de formação de gel das sementes de chia.

Eles também encontraram 2.707 genes altamente expressos na semente que, provavelmente, geram pequenos peptídeos bioativos derivados de proteínas.

Quando a proteína da semente é digerida no trato intestinal, os biopeptídeos são liberados e absorvidos no corpo.

Eles têm propriedades que podem ajudar a aliviar condições como a diabetes tipo 2 e a hipertensão, e também preveniriam problemas cardiovasculares, como o AVC.

“Esta pesquisa abre possibilidades para cientistas estudarem a semente de chia através da lente da melhoria da saúde humana, ao mesmo tempo que continuamos a aprofundar nosso conhecimento sobre todos os benefícios nutricionais da chia”, afirmou o professor Pankaj Jaiswal, do Departamento de Botânica e Patologia Vegetal, em comunicado à imprensa.

Benefícios da chia

Pesquisas anteriores mostraram que:

– Os ácidos graxos poli-insaturados encontrados na chia melhoram a saúde cardiovascular e o colesterol;
– A semente contém propriedades anticancerígenas;
– O alto teor de fibras da chia ajuda a estabilizar os níveis de glicose no sangue em pacientes com diabetes tipo 2 e auxilia pessoas com doenças relacionadas ao trato gastrointestinal;
– A proteína presente nas sementes tem o potencial de ajudar a tratar o câncer e a pressão alta, além de possuir propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas.

*Informações Metrópoles


+ Ciência