compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Pesquisadores afirmam que a tecnologia poderá ser utilizada em escala populacional como complemento aos testes de rastreamento de câncer existentes
Cientistas atuam no desenvolvimento de exame de sangue para detectar 50 tipos de câncer
A identificação precoce do câncer é fundamental para a obtenção de melhores resultados no tratamento e prognóstico da doença.
Um grupo de cientistas de países como Reino Unido, Estados Unidos e Canadá atua no desenvolvimento de um exame de sangue que poderá detectar 50 tipos de câncer.
A tecnologia apresentou altos níveis de precisão, de acordo com um estudo publicado no periódico científico Annals of Oncology.
Segundo os pesquisadores, o teste detecta a doença antes mesmo do aparecimento de sinais e sintomas.
O estudo sugere que a ferramenta poderá ser utilizada em escala populacional de forma complementar aos testes de rastreamento de câncer existentes.
O teste busca sinais para múltiplos cânceres a partir da detecção de DNA livre (encontrado fora das células) e outras substâncias que circulam no sangue liberadas pelos tumores.
O estudo contou com a participação de 4.077 voluntários, sendo 2.823 com algum tipo de câncer, e 1.254 indivíduos que não apresentam a doença.
Os pesquisadores avaliaram a especificidade, sensibilidade e precisão de predição do teste.
Os resultados apontaram que a especificidade para detecção de sinal de câncer foi de 99,5%.
A sensibilidade do teste variou conforme o estágio da doença, quanto mais avançado o câncer, maior foi o nível de sensibilidade identificado, chegando a 90,1% no estágio IV, o mais grave.
O teste indicou com precisão a presença de câncer em 51,5% dos casos, índice geral de sensibilidade que considera todas as fases da doença.
Sinais da doença foram detectados em cerca de 50 tipos de câncer, incluindo o de esôfago, cabeça e pescoço, fígado, pulmão, linfoma, ovário e pâncreas. A precisão geral sobre a origem do câncer em casos de fato positivos foi de 88,7%.
Segundo o artigo, o teste de detecção precoce de múltiplos cânceres demonstrou alta especificidade e precisão da predição da origem do sinal de câncer e detectou sinais da doença em uma ampla diversidade de cânceres.
“Esses resultados apóiam a viabilidade deste teste de detecção precoce de múltiplos cânceres baseado no sangue como um complemento aos testes de rastreamento de câncer único existentes”, diz o trabalho.
*Informações CNN