Cidades do Estado de São Paulo terão megaoperação da Lei Seca nesta semana

  • Robson Leite
  • Publicado em 19 de setembro de 2023 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mote da campanha estadual é premissa de que todos podem assumir papéis diversos no trânsito: de motoristas a pedestres

Uma megaoperação no trânsito do estado de São Paulo vai intensificar a fiscalização da Lei Seca nesta semana.

Segundo o Detran, as ações vão ocorrer durante a Semana Nacional do Trânsito, que começou nesta segunda-feira (18) e vai até domingo (24).

As blitze devem ocorrer principalmente nas noites com previsão de maior movimento em bares, na sexta-feira (22) e no sábado (23). Devem ocorrer ainda operações simultâneas em diversas cidades do estado.

O mote da campanha educativa será “A vida está sempre em trânsito. No trânsito, escolha a vida”. A proposta é partir da premissa de que, em momentos diferentes, todos podem assumir papéis diversos no trânsito: de motoristas, condutores, passageiros ou pedestres.

Multa alta

Além de se preocupar com a sua integridade física e a das demais pessoas no trânsito, o motorista deve estar atento aos impactos de uma infração à Lei Seca. A multa por dirigir embriagado é de R$ 2.934,70.

Além disso, conduzir um veículo sob efeito de bebida alcoólica rende 7 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e a suspensão do documento por 12 meses. Ao final do período, os autuados precisam refazer curso e prova teórica.

O limite de consumo para escapar do bafômetro é praticamente zero – de apenas 0,04 mg/L, por conta da margem de erro do bafômetro.

Entre 0,05 mg/L e 0,33 mg/L, o motorista é autuado por infração gravíssima. Se for constatado valor acima, o condutor é enquadrado em crime de trânsito, que pode render pena de seis meses a três anos de prisão.

Operações recentes

Segundo o portal Notícias R.7, de janeiro a agosto de 2023, aconteceram 300 operações no estado de São Paulo, com a fiscalização de 154.185 veículos. Houve o registro de 5.791 recusas ao bafômetro, 384 casos de direção sob o efeito de álcool e outros 99 crimes de trânsito por embriaguez.


+ Trânsito