CIC faz importante serviço de prevenção ao suicídio, mas Franca fica de fora

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 29 de abril de 2018 às 08:10
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:42
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Embora haja vários pedidos de instalação em Franca, município não articula para trazer serviço

O Centro de Integração da Cidadania (CIC), unidade Oeste de São Paulo, em parceria com o Grupo de Cuidado, promove neste sábado (28) um debate sobre suicídio. O encontro acontece às 16h, no próprio CIC, localizado na Estrada de Taipas, nº 990, Jaraguá, na capital.

O CIC é um programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. O encontro tem como objetivo refletir e sensibilizar a comunidade, que reside no entorno do CIC, principalmente os jovens, sobre a importância do tema.

Franca ficará de fora do projeto, uma vez que não conta com uma unidade do CIC. Vários pedidos foram feitos por vereadores ao governo estadual, mas não há articulação política efetiva do governo municipal para trazer o importante serviço.

O bate-papo será coordenado por integrantes do Grupo de Cuidado, jovens e adultos, que enfrentaram o drama da depressão e outros problemas que os levaram a atentar contra a própria vida.

De acordo com a diretora do CIC, Edilaine Daniel, o suicídio é uma das três principais causas de morte de pessoas com idade entre 15 e 44 anos. “Os jovens são mais vulneráveis porque não aceitam a rejeição, não têm capacidade de suportar frustrações e mediante alguns problemas, entre eles, uso abusivo de álcool e drogas, financeiros, judiciais ou mesmo a perda dos pais precocemente, podem cometer um ato extremo”, disse Edilaine.

“Temos que ficar atentos também aos idosos, porque muitos são abandonados pela família em casa ou em asilos e não suportam isso”, concluiu. O encontro é gratuito e não é necessário fazer inscrição para participar. Basta comparecer ao local.

O CIC

O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania. Nas unidades do CIC (Cajamar, Campinas, Casa da Cidadania, Feitiço da Vila, do Imigrante, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Grajaú, Guarulhos, Jundiaí, Leste, Norte, Oeste, Sul, Pirapora do Bom Jesus e São Vicente), localizadas em regiões de grande vulnerabilidade social, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, casamentos comunitários, núcleo de mediação de conflitos, orientação ao consumidor pelo Procon-SP, e acesso à justiça gratuita por meio da Defensoria Pública.


+ Política