Chuvas trazem preocupação de aumento de novos casos de dengue em Franca

  • Entre linhas
  • Publicado em 6 de dezembro de 2019 às 10:36
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:06
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Secretário municipal de Saúde pede ajuda da população para evitar proliferação do Aedes aegypti

Chuvas, muitas chuvas. E elas não param de cair em Franca, trazendo mais uma preocupação: o aumento de casos de dengue na cidade.

Só entre julho e setembro, Franca registrou 1.155 novos casos. Isso representa metade do total de 2019, que é de 2.303 pessoas infectadas, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Agora, com as chuvas dos últimos dias, a tendência é que estes números cresçam ainda mais.

Por isso, segundo o secretário municipal da Saúde, José Conrado Netto, a população deve intensificar os cuidados com a limpeza dos quintais.

“Com esse maior número de chuvas, a tendência da doença crescer é muito grande, por isso a gente pede que a população fique atenta, olhe pelo menos quinze minutinhos, uma vez por semana, e elimine qualquer tipo de utensílio que pode estar acumulando água”, diz Netto.

O secretário afirma ainda que, para combater os criadouros, equipes têm realizado arrastões e ações de bloqueio do mosquito, mas o aspecto mais importante é a conscientização dos moradores.

“As ações que a gente tem tomado são as rotineiras, mas foram intensificadas, com visitas casa a casa, monitoramento dos terrenos e arrastões de limpeza nos bairros. Mas o principal é a contribuição da população mesmo. Ainda dá tempo de a gente diminuir.”


+ Saúde